Atualmente, as empresas buscam a solução de backup em nuvem para garantir a segurança dos seus dados e melhorar a sua gestão. Isso porque a quantidade de dados gerados no ambiente corporativo é muito grande e requer soluções compatíveis.
Isso é mais importante ainda para as empresas que lidam com diversos documentos e relatórios de seus clientes, que estão inserindo-se no mundo digital. Visto que o avanço tecnológico permitiu a criação de soluções digitais para tratar grandes volumes de dados.
Continue lendo esse artigo e entenda como a solução de backup em nuvem gera benefícios para o seu negócio. Além de otimizar os processos e aumentar a produtividade. Isso sem falar na segurança dos seus dados, totalmente garantida.
O que é e para que serve o backup em nuvem?
De uma maneira simples, o backup em nuvem é uma cópia de segurança dos seus dados e aplicativos armazenados em um servidor remoto. Desse modo, funciona a partir da alocação do armazenamento em nuvem por um provedor desse tipo de serviço.
Os dados são hospedados por empresas que são provedoras de serviços em nuvem, com o pagamento de uma taxa pelos serviços de backup contratados pelo cliente. Assim, é uma solução que oferece escalabilidade e segurança para os dados corporativos.
Com toda a certeza, uma das grandes vantagens desta solução é a automatização das rotinas de backup. Além da recuperação de dados perdidos e a verificação de sua integridade. Nesse sentido, existem três formas principais de backup em nuvem para a escolha do cliente:
Completo
Neste tipo, os dados são copiados em sua totalidade, garantindo maior proteção para as empresas. No entanto, são mais demorados e acabam ultrapassando o limite contratado para alocar os dados.
Incremental
Este tipo é bastante popular por fazer uma cópia apenas dos dados que sofreram alteração desde a última vez que o backup foi feito. Por isso, oferece economia de tempo e espaço de armazenamento. Contudo, se for necessário uma restauração completa, fica mais complicado para ser feito.
Diferencial
Por fim, este tipo, de forma diferente do incremental, faz o backup dos dados que foram alterados desde o último backup completo. De fato, facilita a restauração quando necessário por ter por base o último backup feito de todos os dados.
Além disso, para usar o serviço de backup em nuvem, é necessário conhecer as quatro formas de armazenamento possíveis, com seus pontos positivos e negativos. Veja a seguir:
Tipo de armazenamento | Prós | Contras |
Nuvem pública | Baixo custo | Baixa segurança Disponível apenas pela internet |
Nuvem privada | Maior segurança Gerenciado internamente | Custos mais altos |
Nuvem híbrida | Custo-benefício O melhor dos mundos de nuvem pública e privada | Informações confidenciais ainda podem ser um risco devido à localização na nuvem pública |
Nuvem para nuvem | Várias opções de serviços em nuvemProteção de dados adicional | Risco de segurança duplicado |
Por que uma empresa deve optar pelo backup em nuvem?
O backup em nuvem oferece para o ambiente corporativo inúmeras vantagens, com destaque para a segurança dos dados e a facilidade de recuperação.
De fato, os benefícios obtidos com essa solução são os maiores atrativos para as empresas investirem nessa forma de proteger os dados. Veja a seguir:
1.º – Oferece escalabilidade, permitindo a variação do volume de dados armazenados;
2.º – Alternativa compatível com os diversos sistemas operacionais;
3.º – Permite a redução de custos com a aquisição e instalação de softwares e hardwares;
4.º – Ferramenta de fácil configuração e usabilidade;
5.º – Permite o agendamento automático de backups com rotinas pré-estabelecidas;
6.º – Acesso de qualquer lugar e facilidade para baixar os arquivos para consultar os dados armazenados;
7.º – Oferece proteção contra ataques de vírus e invasores (ransomware).
Existe diferença entre backup e armazenamento em nuvem?
Saiba que muitas pessoas ainda confundem o backup de dados com o armazenamento de arquivos. Por isso, vamos esclarecer a diferença que existe entre essas duas soluções.
O armazenamento em nuvem consiste em um serviço oferecido para guardar arquivos. Assim, tem o objetivo de proteger os dados de problemas com HD ou servidor, bem como quando ocorre a perda por acidente dos dados.
Desse modo, a empresa tem acesso com facilidade aos seus dados, de qualquer dispositivo com internet. No entanto, não é gerada uma cópia dos arquivos, ocorre somente a centralização deles em um servidor online.
Por isso, que as soluções de compartilhamento como o Google Drive, DropBox, OneDrive, dentre outras, não são serviços de backup. Isso porque apenas permitem sincronizar os seus arquivos na nuvem e o seu respectivo armazenamento da mesma forma.
A vantagem deste serviço em nuvem está na mobilidade, facilidade de acesso e compartilhamento dos dados, além de economizar espaço no HD.
Já o backup em nuvem gera as cópias de segurança dos seus dados e arquivos, mantendo-os seguros para a sua restauração, quando for necessário. Além disso, oferece a opção de criar rotinas para execução de backups de forma automática.
Como funciona o backup em nuvem?
De uma maneira simples, o backup em nuvem é executado por um software, que é fornecido pelo provedor destes serviços. Com o software é possível executar o backup de forma automatizada, com uma programação prévia para definir a rotina de backup.
Esta programação segue todas as instruções do cliente e especifica o tipo de backup e a frequência. Por exemplo, em um backup diário o software faz a seleção dos arquivos a serem copiados e realiza o processo de criptografia deles.
Depois faz a transferência dos dados para os servidores em nuvem, do provedor de serviços, com uma frequência de 24 horas. Se acaso for necessário uma restauração dos dados, o software permite recuperar todos os dados ou apenas parte deles. Assim, pode ser feito de qualquer lugar e dispositivo móvel ou fixo.
Dicas para adotar a solução de backup em nuvem com sucesso
É interessante que a empresa, antes de adotar a solução de backup em nuvem, conheça as melhores práticas para ter certeza de estar no caminho certo. Por isso, veja as dicas a seguir:
1.ª – As metas a serem alcançadas com a adoção dessa solução no seu negócio devem ser definidas de forma clara e precisa;
2.ª – Uma pesquisa entre os provedores de nuvem é essencial para identificar aquele que oferece o serviço na medida de sua necessidade;
3.ª – Uma migração completa para a nuvem precisa ser planejada. E, com toda a certeza, desenvolvida em etapas para garantir a assertividade do processo;
4.ª – Uma forma de garantir bons resultados é o envolvimento de todos os colaboradores. Nesse sentido, destaca-se a participação da equipe de TI para obter os melhores resultados;
5.ª – O apoio de uma consultoria especialista em TI é muito interessante para a empresa. Pois, facilita para obter informações precisas e confiáveis sobre as etapas do processo em desenvolvimento.
Conheça a solução Acronis Active Protection para dados corporativos
Esta é uma solução para proteger os seus dados e sistemas contra ataques de ransomware. Nesse sentido, tem a tarefa de identificar e bloquear os ataques de invasores. Além disso, faz uma revisão de mudanças suspeitas em seus dados, arquivos de backup e agente de backup.
Desse modo, os dados não podem ser comprometidos, pois se for detectado algum ataque serão restaurados de forma automática. Portanto, os arquivos e o software estão protegidos de possíveis modificações e de criptografias não autorizadas.
Saiba que algumas empresas oferecem alguns testes para que o cliente possa fazer uma experiência com a solução de backup em nuvem Acronis.
Sendo uma facilidade a mais e permite conhecer a ferramenta em detalhes, bem como as suas funcionalidades.
Clique aqui e faça já o seu teste para conhecer o Acronis Active Protection.