Restauração e Formatação: Você sabe qual é a diferença?

Sabemos que ao longo do tempo, um computador pode ir deixando a desejar quando se trata da sua utilização. Portanto, isso pode ocorrer por diversos fatores. Entre eles, um programa que pode ocasionar um problema inesperado na sua máquina. Ou até uma infecção por vírus. Dessa forma, caso isso ocorra, a solução acaba sendo ter que realizar uma restauração ou formatação no seu computador. Mas afinal, você sabe qual é a diferença desses dois termos? E qual é o mais indicado para sua situação? É o que veremos ao longo deste post.

Restauração x Formatação

Restauração: Na restauração, uma espécie de limpeza será feita no seu aparelho. Restaurando ele para às suas configurações de fábrica. Ou seja, nesse processo o sistema operacional irá voltar para as configurações de fábricas iniciais. E os arquivos armazenados no dispositivo serão preservados.

Formatação: Já a formatação é necessário apagar totalmente o conteúdo do notebook. Ou seja, arquivos, imagens, e até o sistema operacional é excluído e precisará ser reinstalado. Mas calma, isso não significa que você vai perder tudo que está em seu computador. Porém, se você quiser salvar tudo isso é necessário lembrar de realizar um backup.

Benefícios da formatação e restauração

  • Seu computador fica mais rápido​;
  • São eliminados elementos maliciosos que estão em seu computador; 
  • Torna a sua máquina próxima ao que era quando saiu da fábrica;
  • Consegue apagar diversos programas que carregam o seu sistema e o deixam mais lento;
  • Consegue dar uma nova vida à máquina, começando novamente seu ciclo de vida útil do zero.

Quando evitar que seu computador precise ser formatado ou restaurado?

É natural que o seu computador precise de uma formatação com o passar do tempo. Isso porque mesmo que você instale um bom antivírus e não sobrecarregue seu notebook com muitos arquivos, pode não ser o suficiente. Pois, as próprias atualizações de sistemas operacionais são uma das razões que tornam a formatação necessária.

Ou seja, conforme os sistemas são atualizados pelo seus fabricantes, os programas acabam deixando resquícios que tornam os computadores mais lentos.

Dessa forma, a restauração é a mesma coisa. Única diferença é que se você realizar a restauração com mais frequência, irá postergar o procedimento da formatação.

Portanto, agora você sabe qual a diferença entre uma restauração e uma formatação. Cabe a você decidir qual a melhor opção para sua situação. Começar do zero ou voltar no tempo. Dessa forma, pense bem antes de iniciar o processo de formatar ou restaurar o computador e sempre realize o backup dos seus dados.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Acesse o post Dicas de Informática: Truques para facilitar a navegação na internet.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *