Com a tecnologia nos dias de hoje, as empresas trabalham com muitas informações e documentos digitais, nos quais ficam salvos em seus computadores, tablets e celulares. Sabemos que isso é algo extremamente delicado e exige uma atenção enorme. Pois já pensou perder todas aquelas informações importantes e muitas vezes sigilosas de sua empresa? Neste caso, é fundamental que exista uma organização interna, para evitar assim a chance de algum arquivo se perder. Neste post vamos falar a importância que um servidor tem em sua empresa.
Para resolver todas as questões de segurança e até mesmo de organização, as empresas vêm investindo cada vez mais na montagem e manutenção de servidores.
Mas o que seriam estes servidores?
Servidor nada mais é do que um computador dedicado para arquivar e gerenciar todas as informações que os usuários inserem em suas pastas, além de outras funções, que entregam operacionalização, automatização e segurança na rede de sua empresa, também com a função de controlar as redes e trazer vantagens no quesito de agilidade de processos.
Você deve estar se perguntando, como um servidor pode proteger as minhas informações?
O servidor para proteger as informações, é instalado com sistemas operacionais exclusivos para a organização de dados. A manutenção desses servidores, pode ser realizada através de um atendimento remoto oferecido pela empresa de TI que você contratar. Essa empresa passa a resolver de forma rápida o atendimento e sem a necessidade de ir até o local onde se encontra o servidor.
Os servidores possuem equipamentos com componentes de alto desempenho. Como por exemplo, processadores de última geração, permitindo que eles possam trabalhar com uma alta performance. Além disso, eles possuem também HD´s com bastante poder de armazenamento, facilitando assim, a centralização de informação. Vale ressaltar que a necessidade de realizar um backup é fundamental. E por falar em backup outra coisa interessante que o servidor proporciona para seus usuários, para aumentar ainda mais a segurança, é a chance de espelhar as informações, ou seja, você pode salvar todos os dados que você precisa em dois locais diferentes, por exemplo um HD externo ou um backup online, através de servidores remotos, por meio de uma conexão criptografada, onde é utilizado software com vários serviços associados. Isso, sem dúvidas, traz garantia para que as suas informações nunca sejam perdidas.
Portanto, se você ainda não possui um servidor em sua empresa, não perca mais tempo. Pois você pode estar correndo risco de sofrer danos, como perdas das suas informações. Sabemos que existem outras formas para organizar essas informações, mas nenhuma trará a segurança ideal e será tão eficaz quanto um servidor dedicado.
Gostou do nosso post? Confira em nosso site as soluções que oferecemos.
Acesse também nosso post Servidor Corporativo: Saiba como ter arquivos organizados e seguros.