Tela Azul: Entenda o que é e porque isso acontece em seu computador

Quem utiliza o Windows por um longo tempo, provavelmente já se deparou ao menos uma vez com a temida tela azul. Você também já deve ter se perguntado o porque isso ocorreu. Portanto, pensando em você que já enfrentou ou está enfrentando esse problema, neste post vamos falar sobre isso. Apontaremos as causas mais comuns deste erro, e mostraremos alguns métodos que podem ajudar nesta solução.

O que é tela azul?

Pode ser definido como um erro do Windows. No qual, provoca um travamento e então exibe a famosa tela azul. Quando isso ocorre, é sinal que o seu sistema operacional “desligou”. Com o intuito de tentar se recuperar de problemas relacionados a hardware ou software. Por que isso acontece? Acontece quando o programa detecta um erro do qual não pode se recuperar sem a perda de dados. Ou seja, detecta pontos do sistema que foram corrompidos.

Soluções para solucionar esse problema

Separamos abaixo algumas soluções utilizadas para solucionar a tela azul quando isso ocorrer.

Restauração do Sistema

Realizar a restauração do sistema é nossa primeira orientação. Ou seja, através dela é possível voltar atrás nas mudanças recentes e retirar arquivos que possam ser o motivo do problema.

É importante ressaltar que a restauração não irá afetar os seus arquivos. Para realizar basta clicar no botão de iniciar, depois abrir a caixa de pesquisa e digitar “restauração de sistema”, após isso é só seguir as instruções. Porém, precisa ter permissão de administrador para conseguir realizar a restauração.

Verifique os Drivers

Se você instalou um dispositivo de hardware recentemente, é necessário verificar se esse driver é o mais atualizado. Para isso, basta ir até o site do fabricante para localizar o arquivo referente ao novo equipamento. Dessa forma, como a maioria dos drivers se instalam sozinhos, é preciso apenas baixar o arquivo e a instalação começa.

HD e memória

Verificar o disco rígido e a memória do computador é imprescindível. Pois, existem alguns erros que podem causar através destes dispositivos. Se você quer verificar a situação da memória precisa acessar “Ferramenta de Diagnóstico”. Ou seja, é só clicar em Iniciar, ir até o painel de controle, digitar memória na caixa de pesquisa e clicar em “Diagnosticar problemas de memória do computador”.

Monitorar temperatura

Pode parecer besteira, mas quando uma máquina é mal refrigerada ela pode se tornar o principal motivo para uma tela azul. Sendo assim, a solução é verificar se as entradas de ar de seu computador estão desimpedidas. E se há acumulo de resíduos capturados pelos ventiladores ao longo do tempo.

Portanto, no post conseguimos explicar para você o que é e por qual motivo ocasiona a temida tela azul em seu computador. Dessa forma, você pode evitar com alguns cuidados básicos.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Acesse também o post Formatação de Computador: Quando é realmente necessário formatar?

Compartilhar

4 thoughts on “Tela Azul: Entenda o que é e porque isso acontece em seu computador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *