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Terceirização de TI

Terceirização_TI

Você já deve ter se visto na situação de ouvir alguém falar sobre terceirização de trabalhos em uma empresa, certo? Bom, a terceirização de TI está ainda mais evidente e ainda mais forte no mercado.

A área de tecnologia é a que mais vem usando esse modelo de trabalho, criando inclusive áreas específicas para isso e atribuindo novas funções para realizar esse serviço. Na verdade, esse movimento é natural, já que a busca por agilidade é constante.

Afinal, o mundo de tecnologia vive sempre em constante transformação, e cada momento que passa é possível que uma nova forma de realizar as tarefas apareça. Assim, para que uma empresa se torne competitiva, é necessário ter essas atualizações implementadas.

Ou seja, é aqui que entra a terceirização de TI, pensando em ter uma garantia do seu setor estar sempre otimizado e sempre atualizado. Dessa forma, se torna uma ótima estratégia de atuação.

O que é terceirização de TI?

Imagine um design gráfico que cria as artes do Instagram de determinada empresa, mas não possui vínculo direto com a companhia. Por exemplo, não existe um contrato CLT entre as partes.

Nesse momento, estamos falando de terceirização, pois o empregado presta serviços de maneira externa. Da mesma forma, pensar na terceirização de TI vai pelo mesmo caminho, da criação de tecnologias, softwares e sistemas.

A grande explicação para que a terceirização de TI seja tão forte é a capacidade ampla de trabalho que o mercado permite. Com isso, um único desenvolvimento pode conter pessoas do mundo inteiro;

Assim, hoje em dia, não é mais surpresa ver empresas disponibilizando um setor completo de tecnologia nas mãos de outras empresas. Por conta disso, toda a gestão daquele setor, inclusive no que diz respeito aos colaboradores envolvidos, fica na mão de um gestor externo.

Vantagens da terceirização de TI

Terceirizar as tarefas de uma empresa pode gerar uma série de vantagens facilmente percebidas. Mesmo assim, vamos falar um pouco das mais importantes.

Reduz custos da empresa contratante

Quando estamos diante de um mercado competitivo e difícil como o de tecnologia, tentar ter sua própria equipe especializada e capacitada por ter um custo bastante alto. Nesse sentido, quando você terceiriza o setor, ocorre de maneira natural uma redução de investimento.

A redução ocorre porquê a empresa contratada fica responsável por todos os pagamentos de colaboradores e de tributos. Além disso, é a empresa que fica responsável por toda a estrutura física para fazer com que o setor funcione.

Essa vantagem da terceirização de TI fica mais evidente no estudo realizado pela Brandon Gaille, onde mostrou que quase 50% das empresas justificam a terceirização com a redução de custos.

Otimização de tempo e eficiência dos processos

Quando você coloca todo o setor nas mãos de outra empresa, naturalmente sua própria empresa fica com outros sertores mais otimizados. Afinal, é um setor a menos para ser gerido, acompanhado e priorizado.

Da mesma forma, seu setor de TI estaria nas mãos de uma empresa mais capacitada e qualificada para exercer aqueles processos. Dessa forma, processos que internamente demoravam dias passam a demorar horas.

Assim, tanto o setor interno ganha por ter colaboradores podendo ter mais tempo e espaço, quanto o setor terceirizado ganha mão-de-obra mais qualificada. Logo, entender que uma boa estrutura e uma boa equipe são essenciais, garante uma boa terceirização de TI.

Capacitação

Quando uma empresa é contratada para cuidar do setor de outra empresa, o que se espera é que a primeira tenha mais capacidade para isso do que a segunda. Ou seja, existe uma maior capacitação quando estamos lidando com empresas especializadas em algo.

Não é difícil perceber essa vantagem, já que pensando em uma empresa que vai focar exclusivamente em tecnologia, com equipamentos melhores, o processo naturalmente se torna mais capacitado.

Além disso, os processos envolvidos no mercado de tecnologia exigem, naturalmente, uma mão-de-obra qualificada. Sendo assim, acaba sendo um caminho natural.

Riscos da terceirização de TI

É claro que existem alguns riscos básicos que permeiam todos os modelos de terceirização. Entretanto, podemos citar alguns mais voltados à terceirização de TI propriamente dita.

Um ponto importante a se considerar é que o setor é muito volátil. Ou seja, os riscos da terceirização de TI são muito evidentes e visíveis.

1. Erro na elaboração do contrato

O principal ponto elencado na lista de riscos da terceirização em T.I. é a dificuldade de montar um bom contrato. Afinal, como definir exatamente o que vai ser realizado em uma área tão ampla como a tecnologia?

Essa dificuldade em entender as áreas do setor de T.I. pode ser determinante para uma elaboração errada no contrato de prestação de serviço. Com isso, diversos são os erros que podem ser cometidos aqui.

Dentre eles, o mais recorrente é o de não prestação dos serviços como o esperado. Afinal, não é difícil realizar uma descrição X de um determinado serviço e, durante a execução, perceber que, na verdade, seria necessário Y.

É por essa dificuldade natural que diversas empresas trabalham com a gestão de contratos, exatamente prestando auxílio na elaboração de um documento tão importante. Dessa forma, os riscos na terceirização em T.I. começam e às vezes terminam aqui.

2. Dificuldade de atendimento

Nos riscos da terceirização em T.I., não tem como deixar de falar das dificuldades de relacionamento ou atendimento para garantir a exata prestação dos serviços no modelo que está em contrato. Nesse caso, se confundem um pouco com o primeiro tópico citado.

Dessa vez, estamos falando de acompanhar, de perto, a gestão do serviço quando este for o tipo de contrato, ou em casos de contratações individuais se aquele profissional terceirizado está de fato cumprindo o que foi proposto. Ou seja, será mesmo que o atendimento e a execução estão sendo feitos como deveriam?

No mercado de T.I, é comum que muitos ainda estejam se familiarizando com termos, linguagens e conceitos. Por isso, o atendimento é parte primordial para que seu cliente entenda exatamente o que sua empresa tem a oferecer.

É exatamente nessa parte que o atendimento entra como um dos riscos da terceirização em T.I., pois pode barrar uma possível oportunidade de negócio. Assim, a importância de novamente ter uma boa gestão de contratos e assegurar o atendimento correto.

Lembre-se que o atendimento é o contato direto do seu provedor de serviços com a sua empresa. Logo, se sua empresa não é bem atendida, até mesmo a reputação do seu negócio entra em jogo. Por isso, atente-se sempre a mais um dos riscos da terceirização em T.I., principalmente evitando desgastes nesse relacionamento.

3. Ausência da garantia de continuidade

Quando se realiza uma contratação de terceirização, existe todo o cuidado para conseguir gerir os chamados “terceiros”. Isso ocorre principalmente pelo modelo de contrato usado aqui.

Esse tipo de contratação ocorre sem um vínculo específico de trabalho, ou seja, não existe uma garantia total para a contratante do tempo que o profissional passará com a empresa. Dessa forma, acaba sendo um dos riscos da terceirização em T.I. mais preocupantes.

É bem simples entender o motivo. Por exemplo, se você contratou um profissional e entregou nas mãos dele o planejamento de meses para ser feito e, de repente, ele simplesmente deixa sua empresa semanas depois.

Esse tipo de atitude em um momento errado pode prejudicar, e muito, o andamento da empresa como um todo. Afinal, como saber que aquela pessoa não estaria mais por lá? Por esse motivo a preparação de um bom contrato com reposição imediata do profissional contratado é muito importante.

No mercado de T.I. essa movimentação é muito forte, na área de desenvolvimento de programas e aplicativos, já que constantemente estão ocorrendo mudanças de áreas e atuações.

Quer saber mais sobre outros movimentos na área de tecnologia? Basta conhecer nosso blog e saber tudo que acontece no mercado de TI!

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