No último post falamos sobre os Sistema de Câmeras: Maior proteção e segurança dentro de sua empresa. Nele explicamos como funciona o sistema de câmeras, e os modelos pelo qual o sistema é formado. Porém, no post de hoje, iremos falar tudo o que você precisa saber sobre o DVR – Digital Video Recorder.
O que é DVR?
DVR sigla utilizada para Digital Video Recorder, nada mais é do que um dispositivo eletrônico que possibilita a gravação de vídeos em formato digital em unidade de disco. Ou seja, ele é um software de monitoramento por imagem. Pode ser utilizado tanto por pessoas que buscam mais segurança em suas residências, quanto por empresas que precisam de mais proteção em seus negócios.
Como é o seu funcionamento?
O DVR possui um sistema de gerenciamento simples e de fácil configuração. Sendo assim, possui diversos modelos, e em alguns deles já vêm com o HD para salvar as imagens, em outros é necessário adquirir. Além disso, ele tem permissão para visualizar as imagens em tempo real, por meio da internet. É possível também, acessar por dispositivos móveis, apenas sendo necessário ter acesso Wireless ou 4G no aparelho.
O software além de permitir gravar os vídeos e imagens, ainda possui a opção de exportá-las para outros dispositivos. Dessa forma, para realizar a visualização das capturas ao vivo, ele conta com saída VGA e HMDI para conexão com TVs e monitores.
Além disso, ao armazenar as imagens ele ainda comprime o tamanho dos arquivos de vídeos e áudios garantindo assim maior qualidade e estabilidade das transmissões via internet.
Quais são as principais funções do DVR?
Engana-se quem pensa que o DVR é utilizado apenas para gravações de imagens, o que muitas pessoas não sabem é que ele possui outras funções além dessa. É o que veremos abaixo:
O DVR pode ser utilizado para outras finalidades. Ele possui algumas funções de gerenciamento de imagens que permitem que o programa grave o que você quer, a partir de um determinado horário escolhido ou por função. Por exemplo, é possível realizar a configuração para começar a gravar quando movimentos forem detectados em certo horário. No caso de ser utilizado em lojas por motivos de segurança (ele é utilizado para pontos de monitoramento de CFTV).
Existem também outros aparelhos que são mais modernos, e acabam disparando o alarme e enviando mensagem para o administrador do sistema de vigilância quando algo suspeito é detectado no vídeo.
Portanto, após entender melhor o que é um DVR e para que ele serve você já consegue identificar se ele será uma opção para o que você precisa e se atenderá todas as suas necessidades. Afinal, o melhor aparelho é aquele que corresponde às necessidades do usuário. Por isso, é necessário que você determine quais são os seus problemas para assim poder encontrar a solução adequada.
Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.