Sistema de Câmeras: Maior proteção e segurança dentro de sua empresa

Sistema de Câmeras: Maior proteção e segurança dentro de sua empresa

Sabemos que com o aumento da criminalidade, uma das maiores preocupações da população é a segurança. Dessa forma, o sistema de câmeras se faz cada vez mais presente e satisfatório para a sociedade e será dele que iremos falar no post de hoje.

O que é um Sistema de Câmeras?

Sistema de câmeras, mais conhecido como CFTV sigla utilizada para Circuito Fechado de Televisão, é uma tecnologia baseada no monitoramento de ambientes, através de câmeras analógicas ou digitais, no qual ganhou grande abrangência nos últimos tempos em residências, empresas, estabelecimentos comerciais, condomínios, entre outros.

O CFTV é utilizado principalmente para monitoramento e vigilância, visando registrar incidentes de segurança, vandalismo, comportamento indevido e diversas outras ocorrências. Além, disso é disponibilizado as imagens de diversas maneiras e podem ser transmitidas para um ou mais pontos de visualizações.

Qual a diferença entre o CFTV analógico e o digital?

O CFTV analógico possui o objetivo de armazenar as imagens que são capturadas por câmeras analógicas e transmitir essas informações a um gerenciador de imagens. Apesar de tradicionalmente utilizado e de exteriorizar um padrão de qualidade conveniente, o sistema analógico apresenta poucas restrições nas capacidades de qualidade, resolução e segurança.

Já os sistemas digitais são mais ágeis, flexíveis e simples de administrar comparado com um sistema analógico. Os sistemas digitais proporcionam a diminuição de despesas com a operação, tendo um melhor custo-benefício. Além disso, possui como característica principal o monitoramento e gravação simultânea de imagens por meio de um computador. A qualidade das imagens capturadas é superior ao sistema analógico, em torno do dobro de resolução. 

Como funciona um sistema CFTV?

O Sistema de CFTV funciona entre diversas etapas, a instalação por exemplo, inicialmente é feita através da análise do ambiente onde será feito a instalação, com a escolha dos pontos onde serão colocadas as câmeras. Esse processo conhecido como mapeamento é de extrema importância, pois através dele será possível identificar os pontos vulneráveis do ambiente.

Após isso, é definido o modelo responsável pelo gerenciamento das câmeras de acordo com o número de equipamentos que será utilizado. Os modelos podem ser:

DVR – Digital Video Recorder

É um sistema de gravação muito utilizado, graças ao seu custo-benefício no qual é bastante viável para a maioria dos clientes. Além disso, ele consegue gravar em uma resolução de até 960 linhas e é ideal para quem deseja imagens de qualidade média e está com um orçamento meio limitado, ou para clientes que optam por um sistema de monitoramento mais simples.

NVH – Network Video Recorder 

É um sistema similar ao DVR, mas que além de monitorar, também gerencia as câmeras por IP (via internet). Atualmente existem muitas dessas câmeras que armazenam as imagens em um cartão de memória, de forma individual. Já o sistema NVR faz o gerenciamento e a gravação de todas as câmeras do estabelecimento, de uma vez só.

HVR – Hybrid Vídeo Recorder

É um sistema híbrido, ou seja, é uma mistura melhor dos outros dois sistemas, DVR e NVR. O HVR aceita tanto câmeras analógicas como as do tipo IP, em uma mesma rede de monitoramento. Dessa forma, através dessa sua função, o HVR vem se popularizando rapidamente e por isso seu custo tende a baixar com a expansão do sistema.

Qual a melhor opção para sua empresa?

Visto a diferença dos três modelos, vamos verificar qual é o mais indicado para sua empresa.

O modelo DVR é indicado para quem não está querendo realizar um grande investimento. Possui em suas características um sistema mais básico, porém muito eficiente. Já o NVH é indicado para quem está procurando algo mais moderno. E o HVR é indicado para clientes que não querem abrir mão das suas câmeras mais antigas, porém desejam incrementar o sistema com outras mais novas e de qualidade superior.

Agora que você conheceu mais sobre o Sistema de Câmeras, é possível perceber como o uso do monitoramento eletrônico é primordial quando se trata de segurança e tranquilidade. Dessa forma, é importante possui um sistema adequado e capaz de suprir as necessidades de cada ambiente, buscando sempre pela qualidade e eficiência do serviço prestado.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Acesse nosso post Relógio Ponto: E sua Importância dentro da Empresa.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *