Relógio Ponto: E sua Importância dentro da Empresa

Organização do Tempo através do relógio

Você sabia, que até a década de 80 as duas primeiras formas de controlar a hora que os funcionários chegavam e saiam da empresa era somente através de anotações no livro ponto, ou por marcação em relógio mecânico?Com o passar do tempo,  à medida que a tecnologia tem avançado, o Relógio Ponto vem sendo utilizado cada vez mais pelas empresas. Neste post vamos entender mais sobre ele. Para que serve? Como funciona? E quais as vantagens de adquiri-lo para sua empresa.

O que é o Relógio Ponto?

Relógio ponto é um equipamento utilizado para controlar a jornada dos trabalhadores, em empresas que possuem 10 ou mais funcionários. Há dois modelos de Relógio Ponto, o cartográfico e o eletrônico. Apesar de terem o mesmo objetivo, os dois exercem um modelo diferente de controlar essa jornada. O cartográfico funciona com o auxílio de um cartão de ponto manual. Onde é registrado nesse cartão a hora de entrada e saída do trabalhador. Já o modelo eletrônico, mais conhecido como Relógio Eletrônico de Ponto – REP,  registra através da impressão digital (biométrico), de cartão de proximidade ou até mesmo teclado, ficando o registro na memória do aparelho, imprimindo assim um comprovante com a hora que o funcionário bateu o ponto.

Existem algumas vantagens e desvantagens desses modelos. O cartográfico é bem mais em conta, nos termos de precificação, em relação ao eletrônico, mas em compensação é mais trabalhoso para o pessoal do DRH, que irá fazer a contabilização no final do mês, pois terá que recolher todos os cartões dos funcionários para realizar esses cálculos. Já o REP, como citado a cima, terá um custo de investimento maior, porém por meio de um software, o relógio já envia todos os dados dos horários de trabalho do funcionário direto para o computador, dessa forma os cálculos serão gerados automaticamente. Além disso, o modelo biométrico, por utilizar a impressão digital, evita a falsificação de ponto, diferente do cartográfico que é registrado através de um cartão, onde qualquer pessoa conseguiria se passar por outro funcionário.

Existem algumas vantagens de ter o relógio ponto dentro de uma empresa.

Podemos citar a importância e a segurança de ter o registro da jornada de trabalho. Evitando assim muitas ações trabalhistas, e podendo controlar a remuneração ao final do mês, em relação às horas extras. Os funcionários acabam cumprindo o horário de trabalho posto no contrato, se não quiserem nenhum tipo de desconto no salário. Além da  jornada ficar mais controlada, a empresa consegue ter maior foco na organização, gerando uma relação com mais transparência.

Dessa forma, concluímos então, que relógio ponto nada mais é do que uma grande ferramenta utilizada para controlar a jornada de trabalho. Na qual, conforme o passar do tempo, foi inovando e ficando cada vez mais tecnológica. Se você é dono de uma empresa, e está pensando em regularizar essa situação, entre em contato conosco.

Conseguiu compreender e ficar mais por dentro do assunto? Veja as soluções que a Mgtek oferece.

Confira também Roteador: Gerando conectividade com outros dispositivos.

Compartilhar

1 thought on “Relógio Ponto: E sua Importância dentro da Empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *