Firewall para contabilidade

Infelizmente, nos últimos anos virou rotina, empresas sofrem ataques de hackers que atingem diretamente seus sistemas e seu funcionamento. Assim, pensando em empresas que lidam com dados confidenciais, como um escritório sai em vantagem quando tem um firewall para contabilidade?

É claro que estamos falando de um setor que trabalha sempre no limite do risco para esse tipo de problema. Afinal, dados sensíveis e confidenciais vem sendo um dos grandes alvos dos últimos ataques.

Pensando nisso, muitos escritórios começaram a buscar as maiores soluções possíveis para se proteger dessas novas práticas. Inevitavelmente, o firewall para contabilidade acaba aparecendo como uma das melhores opções.

Entretanto, ainda é um serviço pouco difundido, fazendo com que muitos escritórios muitas vezes nem o conheçam. Por isso, no artigo de hoje vamos te mostrar tudo sobre essa barreira de segurança, e como um firewall para contabilidade ajuda na segurança dos dados!

O que é um firewall?

Tentando fugir dos termos técnicos e apenas entender a importância de um firewall para contabilidade, vamos a um conceito clássico.

O firewall pode ser entendido como uma grade parede, uma barreira de proteção que atua diretamente na sua rede interna. Assim, atua combatendo ataques externos usando bloqueio de conteúdos suspeitos.

Com esse bloqueio, o firewall permite que sua rede interna continue funcionando bem, mas com um alto filtro do que passa por ali.

Hoje em dia, existem dois tipos de firewall, o digital e o físico. No físico, existe um equipamento exclusivo usado apenas para essa função.

Agora, pensando no digital, que é o modelo mais utilizado, o firewall é um software, que possui controle em determinado sistema web. Dessa forma, acaba sendo uma solução mais rápida de ser aplicada.

Algumas vantagens de usar um firewall para contabilidade e qualquer outra área são:

  • Prevenir invasões na rede;
  • Controla o que entra e sai da rede;
  • Garante a segurança dos dados que estão hoje dentro da rede;
  • Estado de alerta constante para a atividade ocorrendo.

Com isso, o firewall é peça fundamental na construção de qualquer setor de segurança digital em uma empresa. Com ele, você protege seu negócio contra vírus, cavalos de Tróia ou as próprias invasões de hackers.

Diferenças do firewall para contabilidade e o antivírus

Uma das grandes dúvidas de quase todo mundo é qual seria a efetiva diferença entre firewall e antivírus. Afinal, ambos são barreiras de proteção e combatem malwares e ataques.

Um antivírus vai funcionar para fazer uma varredura no sistema e, a partir disso, identificar possíveis arquivos maliciosos que podem comprometer o aparelho. Assim, consegue por exemplo identificar malwares que se camuflam, se disfarçando de arquivos benignos.

Entretanto, não é a mesma coisa que um Firewall. Enquanto o antivírus varre os arquivos existentes, o firewall atua para impedir que esses arquivos entrem na rede.

Ou seja, é uma barreira mais poderosa, já que sequer deixa que esse arquivo adentre a rede interna do cliente. Dessa forma, hoje é considerado uma das principais formas de segurança para sistemas.

Ataques cibernéticos e o firewall para contabilidade

Já citamos aqui nesse artigo sobre a vulnerabilidade que as empresas contábeis passam diariamente. Nesse sentido, como um firewall poderia ajudar nesse gargalo?

Com uma crescente no uso da tecnologia, naturalmente muitos hackers começaram a ter ainda mais possibilidades de atuação e ataque. Com isso, novas táticas foram criadas e novos casos são diariamente relatados.

Pensando nisso, é importante conhecer quais os tipos de malwares ou de ataques você e seu escritório podem estar sujeitos. Além disso, conhecer sobre eles ajuda a pensar em boas soluções para resolvê-los.

Realizar testes diários, ter um bom backup e uma boa rede de antivírus já são dicas ótimas e que precisam estar sendo seguidas. Entretanto, para uma segurança totalmente reforçada, o firewall para contabilidade não pode ficar de fora.

O primeiro passo para conseguir pensar em firewall para contabilidade é entender quais são as ameaças existentes hoje. Por isso, elencamos os principais tipos de malwares que impactam empresas contábeis.

Backdoor

O Backdoor é talvez um dos tipos mais perigosos, pois é ele quem dá base de entrada para todos os demais malwares. Nesse caso, funciona como um teste para que outros possam vir depois.

Quanto a sua atuação, o backdoor vai buscar as falhas de um sistema e identificar quais delas podem ser exploradas. Ou seja, faz uma vistoria geral, encontra as brechas do sistema e faz a abertura para que os demais malwares possam passar.

Cavalo de troia

Para um escritório de contabilidade, o cavalo de troia é extremamente perigoso. Esse malware consiste em um arquivo que entra no sistema e se comporta como um arquivo legítimo.

Entretanto, quando o usuário clica no mesmo para executá-lo, automaticamente infecta todo o seu sistema e sua operação. Com isso, o cavalo de troia é extremamente difícil de ser identificado, daí a importância de um firewall para contabilidade, fazendo o filtro inicial.

Ransomware

Para um escritório que lida com dados tão pessoais e sensíveis, sofrer um ataque de Ransomware é extremamente delicado. Afinal estamos falando do conhecido ataque com recompensa.

Nesse tipo de ataque, um hacker invade seu sistema e bloqueia todo o uso do mesmo por tempo indeterminado. Para que o ataque seja cessado, o hacker solicita recompensa para liberar todos os dados e arquivos.

Normalmente, as recompensas são realizadas por meio de criptomoedas, para tentar evitar ao máximo que seja rastreado. Pensando nisso dentro do cenário contábil, pode ser uma grande tragédia.

Por conta disso, esse é um dos que mais causam preocupação nos profissionais de contabilidade.

Firewall para contabilidade vale a pena?

Bom, chegando até o final desse artigo, você já deve ter percebido que se trata de algo não só indicado, como essencial. Hoje em dia, não ter um firewall atuando nos seus sistemas é pedir para que algo aconteça com seus dados.

Dessa forma, o indicado é que a empresa possua uma boa política de segurança e que, de alguma forma, o firewall esteja presente. Nesse caso, independente de ser um sistema online ou um aparelho físico, o ideal é que se utilize como porta de entrada para todas as demais implementações de segurança.

Quer saber mais sobre o firewall e como sua empresa pode estar mais segura com outros sistemas de segurança? Confira nosso blog!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *