Roteador: Gerando conectividade com outros dispositivos.

ROTEADOR

Com o passar do tempo a tecnologia vem aprimorando cada vez mais as nossas vidas, o roteador de internet é um exemplo disso. Você sabia que o primeiro roteador de internet foi utilizado em 1969 e naquela época ele se chamava (IMP) Internet Message Processor. Desde então ele vem fazendo cada vez mais sucesso, pois na atualidade é difícil nos depararmos com alguém que não tenha pelo menos um roteador em sua casa.

Mas você sabe o que é esse aparelho? E qual a sua finalidade?

Roteador é um equipamento, no qual tem como função conectar diferentes redes de computadores encaminhando as informações guardadas em pacotes de dados, gerando conectividade entre os dispositivos, como por exemplo, celulares, computadores, tablets, em rede LAN com a internet. Esse processo pode acontecer através de cabos ou pela rede wireless (rede sem fio). Existem dois tipo de roteamento, os estáticos e os dinâmicos.

Alguns aparelhos desse modelo são capazes de realizar tarefas de compreensão dos pacotes de dados, tornando a sua transmissão ainda mais eficaz. Os roteadores são muito eficientes, pois sem eles não seria possível obtermos internet em vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo.

Algumas atenções que serão necessárias antes de comprar o seu roteador

Começamos com o número de portas. Quantos computadores se pretende conectar neste roteador? Procure sempre escolher um aparelho de acordo com o número de portas que você irá precisar, porém vale ressaltar que quanto maior o número de dispositivos conectados a essa rede, mais lenta a internet poderá ficará, já que essa conexão é dividida entre esses dispositivos que estarão conectados.

A distância de alcance de sinal é algo bem importante também, quando falamos de redes sem fio. A segurança do equipamento é algo que deve ser pensada. O WEP, lançado junto com os primeiros padrões de redes sem fio, é mais vulnerável à invasão. Na hora de escolher o seu aparelho, é sempre bom dar preferências para que sejam compatíveis com a encriptação WPA2.

Portanto, visto o que é um roteador e a sua finalidade, ressaltamos que é imprescindível  a atenção na hora de escolher um roteador ideal para a sua residência ou até mesmo para a sua empresa. Gostou do post? Esclareceu suas dúvidas? Entre no nosso site e veja um pouco mais sobre o assunto.

Confira também Relógio Ponto: E sua Importância dentro da Empresa

Compartilhar

1 thought on “Roteador: Gerando conectividade com outros dispositivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *