Hackers: Saiba como evitar esse tipo de ataque utilizando o firewall

Hackers: Saiba como evitar esse tipo de ataque utilizando o firewall

Está cada vez mais comum empresas que sofrem ataques de hackers e acabam perdendo dados importantes, ou muitas vezes tendo que pagar valores altíssimos para a devolução das informações. Com a evolução da tecnologia, esses ataques estão evoluindo frequentemente, sendo utilizadas maneiras mais sofisticadas e menos suspeitas para roubar dinheiro e dados de organizações. Dessa forma, neste post iremos te alertar sobre os hackers e mostraremos a maneira para sua empresa se manter protegido.

O que é um Hacker?

Hacker é um termo inglês que atua no ramo da informática. Pode ser definido como uma pessoa que possui um conhecimento muito avançado nessa área. Sendo capaz, de realizar modificações no comportamento normal de um computador e seus sistemas conectados. Essas modificações são realizadas não necessariamente para cometer algum tipo de crime, elas também podem ser desenvolvidas simplesmente para novas funcionalidades referente aos sistemas de informática.

Porém, sabemos que muitas pessoas que possuem esse conhecimento avançado utilizam ele para efetuar golpes e crimes.

Como são efetuados os ataque de hackers?

Os ataques normalmente são feitos usando scripts ou programas que conseguem manipular os dados que passam pela conexão da rede para acessar as informações do sistema. Existe diversas técnicas para que isso ocorra.

Muitas vezes os ataques são feitos de uma maneira silenciosa, na qual, você acaba nem percebendo que foi hackeado. Algumas vítimas só ficam sabendo depois por meio de uma pessoa que está transmitindo o vírus, ou quando tentam acessar uma conta e não conseguem, ou a maneira mais comum de se identificar, é quando o computador começa a ficar mais lento.

Como evitar o ataque

Existem diversas maneiras simples que podem evitar os ataques de hackers como por exemplo:

  • Evitar de abrir anexos que foram enviados por e-mail suspeitos.
  • Não baixar softwares desconhecido no computador
  • Não enviar e nem salvar seus logins bancários ou números de cartões de crédito por e-mail.

Porém, vale ressaltar que somente essas maneiras não farão com que os dados da sua empresa estejam seguros. Já que essas são maneiras somente para prevenir e não para proteger. Dessa forma, para a proteção necessária vamos falar do Firewall.

Firewall

O firewall é uma ótima ferramenta para a proteção contra os ataques de hackers, já que ele limita o acesso às portas do computador, impedindo a entrada de invasores. Dessa forma, apenas os usuários autorizados irão possuir a permissão para mexer no computador. Impossibilitando a entrada e saída de informações confidenciais, pois o firewall controla qualquer tipo de transferências de dados da máquina através da internet.

Ou seja, o firewall é um software responsável por criar ordem de segurança para o tráfego de dados, criando uma barreira de todas as ameaças existentes na rede externa, tudo isso através do monitoramento das portas da máquina.

Porém, é importante ressaltar que por mais que o firewall proteja o computador de ameaças, eles não pode ser substituído por um antivírus, pois os dois são diferentes e um não dispensa a necessidade do outro. Veja mais informações sobre isso em nosso post, Antivírus e Firewall: Entenda qual a diferença dessas duas ferramentas.

Portanto, ficou claro que investir na segurança da informação para se proteger dos ataques contra os hackers é uma necessidade para as empresas, indiferente é é pequena ou grande. Dessa forma, se você não possui um firewall, não perca mais tempo e corre providenciar. Seus dados e informações podem estar correndo perigo.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *