Antivírus e Firewall: Entenda qual a diferença dessas duas ferramentas

Antivírus e Firewall: Entenda qual a diferença dessas duas ferramentas

Sabemos que a internet e as mídias sociais estão cada vez ganhando mais força e mudando a cara do ecossistema online. Ou seja, a internet está alimentando um tipo diferente de vício nessa era digital. Dessa forma, por mais que ela torne tudo tão facilmente acessível, ela também pode deixar muito vulnerável os riscos de segurança online. Sendo assim, hoje neste post iremos falar sobre Antivírus e Firewall. Você sabe qual a diferença entre eles? É o que veremos abaixo.

O que é Antivírus?

Antivírus são softwares que identificam programas maliciosos, capazes de removê-los. Na maioria das vezes agem de forma preventiva, detectando ameaças antes delas serem instaladas e de começarem a agir. Porém, também são capazes de remediar os problemas após a infecção. A função de um antivírus é rodar constantemente no computador, sempre atento aos arquivos baixados da internet e ao uso de dispositivos que são conectados no computador, pen drives por exemplo.

 Existem várias formas de uma máquina se infectar com vírus. Os meios são através de pendrives, e-mails, sites não confiáveis, download de arquivos, jogos, entre diversos outros.

Dessa forma, o antivírus possui alguns métodos de identificação para impedir a entrada desses vírus. São elas: Atualizações automáticas, checagem de integridade, busca algorítmica, etc…

E o que é Firewall?

Já o firewall nada mais é do que uma ferramenta que limita o acesso às portas e janelas do computador e, assim, impede a entrada de invasores. Sendo assim somente usuários autorizados irão possuir permissão para algumas funcionalidades da máquina. Possui como objetivo controlar a transferência de dados do computador através da internet, prevenindo o envio de arquivos privados à rede. Ou seja, em outras palavras podemos dizer que o firewall compara as informações que são enviadas e recebidas com as configurações de segurança que são estabelecidas pelo administrador e autoriza ou realiza o bloqueio dos pacotes de dados.

Todo esse processo do firewall fica conhecido como “filtragem de pacotes, já que a ferramenta realiza exatamente essa função: A de bloquear os pacotes de dados que não estão configurados na lista de permissões do firewall.

E qual a diferença entre antivírus e firewall?

Após ver o que é um antivírus e o que é um firewall, veremos a diferença entre os dois.

Embora ambos possuem o mesmo propósito, que é proteger a máquina de ameaças, eles não são iguais. As duas ferramentas operam de forma totalmente diferente e a implementação de uma, nunca dispensará a instalação de outra.

O firewall se limita ao acesso a rede e computador, ou seja, autoriza ou bloqueia a entrada e saída de informações. Porém, as portas de entrada do navegador ou no software de e-mail são automaticamente liberadas. Isso quer dizer que, mesmo com o firewall devidamente instalado e configurado, a máquina não está completamente protegida de mensagens de spam, links maliciosos e arquivos suspeitos. É aí que entra a importância de possuir um antivírus, no qual ele irá proteger o computador desses tipos de ameaças.

Portanto, se você ainda não possui essas duas ferramentas é importante providência-las, afinal seus dados e documentos estarão mais protegidos e livres de qualquer tipo de ameaça. Caso você já utilize essas ferramentas em sua empresa, é de extrema importância que mantenha elas atualizadas para não sofrer problemas futuramente.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário e interaja conosco.

Acesse nosso post Vírus de Computador: Saiba como ele pode afetar a sua empresa.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *