Rede Interna: A rede de sua empresa mais protegida com o Firewall

Rede Interna: A rede de sua empresa mais protegida com o Firewall

Sabemos que hoje em dia a internet é um oceano de informações e com o passar do tempo está ficando cada vez mais fácil para os hackers coletar e roubar os dados. Afinal, estamos cercados de ameaças digitais, que coletam e roubam informações sigilosas o tempo todo. Dessa forma, aumenta ainda mais a importância de manter sua rede interna protegida. Sendo assim, neste post iremos mostrar como proteger sua rede utilizando o firewall.

O que é um Firewall?

Firewall é um dispositivo utilizado para realizar proteção a uma rede de computadores que se comunicam trocando informações. Tem como principal objetivo garantir que apenas a transmissão e a recepção de dados autorizados sejam realizadas. O Firewall tem como tradução “Parede de fogo”, deixando claro que ele se enquadra em uma espécie de barreira de defesa.

Além disso, o firewall pode impedir também uma série de ações maliciosas, como: um malware (programas maliciosos) que utiliza determinada porta para se instalar em um computador sem o usuário saber, um programa que envia dados sigilosos para a internet, uma tentativa de acesso à rede a partir de computadores externos não autorizados, entre outros.

Veja mais informações em nosso post Firewall: Descubra como gerar potencialidade de rede em sua empresa.

Importância de proteger a Rede Interna com o firewall

Sabemos que grande parte das empresas são compostas por computadores ou por algum equipamento eletrônico, onde ficam depositados todos os dados e documentos importantes. Com a tecnologia cada vez mais em alta, as pessoas começaram a confiar ainda mais na internet e nas redes de computadores. Através disso, podem enfrentar vários problemas como ameaças de erros, hackers, invasões e infecções por vírus. Então é aí que entra a importância de ter uma rede interna bem protegida. Pois assim, você consegue evitar possíveis perdas importantes que podem gerar um grande impacto dentro de sua empresa. 

Como funciona essa proteção?

O firewall analisa os pacotes da internet que chegam até ele e se baseando no conjunto de regras que possui irá decidir quais terão a permissão de passar e quais ficarão bloqueados. A definição da política de concessão de entrada de um firewall é realizada por administradores de redes de computadores.

Caso seja identificado algum risco para o sistema, o firewall impedirá o visitante de ter acesso e de continuar suas ações. Isso ocorre porque, uma vez que os filtros do firewall forem estabelecidos, toda comunicação que não esteja de acordo com o que foi imposto passa a ser bloqueada.

Portanto, depois de vermos o que é um firewall, e como proteger a rede interna utilizando ele, podemos concluir que manter essa proteção é essencial em nossa empresa. Se você ainda não possui nenhuma proteção para a sua rede interna, não perca mais tempo, pois você pode estar correndo risco a qualquer momento.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Compartilhar

1 thought on “Rede Interna: A rede de sua empresa mais protegida com o Firewall

  • É muito importante ter uma pessoa na empresa que conheça sobre regras de firewall, seja você ou uma empresa terceira. Essa prática ajuda a previnir tentativas de invasão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *