Firewall: Descubra como gerar potencialidade de rede em sua empresa

Firewall: Descubra como gerar potencialidade de rede em sua empresa

Sabemos que nos dias atuais a internet não é uma das ferramentas mais seguras. Por essa razão é sempre importante prevenir os computadores e redes de possíveis ameaças que podem ocorrer. Dessa forma, nesse post iremos falar do Firewall, uma das opções de segurança para a rede de sua empresa.

O que é um Firewall?

Firewall é um dispositivo de segurança destinado a monitorar o tráfego da sua rede de entrada e saída. Através da sua regra de segurança, irá permitir ou bloquear tráfegos específicos. Ou seja, eles colocam uma certa barreira entre as redes internas que são protegidas e controladas. No qual, podem ser redes externas confiáveis ou não, como a internet por exemplo.

Eles são a linha de frente da defesa quando se trata em segurança de rede. Ele pode ser um hardware, software ou ambos. Confira mais informações em nosso post Proteção de rede em sua empresa: Descubra como adquirir.

Tipos de Firewall

Existe diversos tipos de Firewall, porém, tudo dependerá dos fatores. Por exemplo, estrutura da rede, critérios do desenvolvedor, necessidades específicas do usuário ou características do sistema operacional que mantém o firewall. Dessa forma, esse é o motivo pelo qual existem vários tipos dessa solução. Abaixo veremos as mais importantes:

Filtragem de pacotes (packet filtering)

Consiste basicamente em uma lista de regras criadas pelo desenvolvedor que o firewall analisa. Se as informações são compatíveis, então aquele usuário é autorizado. Caso contrário, é negado. São dois os tipos de filtragem de pacotes: Estático e Dinâmico.

Firewall de aplicação (proxy services)

Um dos modelos mais utilizados e seguros. Afinal, eles protegem os recursos de rede de forma muito eficaz. Filtram as mensagens, mascarando o seu endereço IP e limita os tipos de tráfegos. Eles são na maioria das vezes instalados em servidores bem potentes, pois lidam com grande números de solicitações.

Inspeção de estados (stateful inspection)

Os firewall de inspeção de estado examinam os fluxos de tráfego de ponta a ponta na rede. Eles constroem uma espécie de comparação entre o que está acontecendo e o que espera-se acontecer. Dessa forma se a transação de dados ocorrer por uma porta não mencionada, o firewall possivelmente irá detectar isso como uma ameaça e efetuará o bloqueio do processo.

Como sua empresa ficará mais potente?

Então, após ver o que é firewall e conhecer os tipos mais utilizados, você deve estar se perguntando, como eu irei deixar minha empresa mais potente? E a resposta é simples. Com o uso do firewall você mantém a sua empresa: 

Rede Segura 

A maior e principal vantagem do firewall é a proteção da sua rede. Com ele, você terá total integridade das informações e dos dados, bloqueando assim os sites por meio de filtros de URL. Além disso, um serviço de firewall corporativo conta com atualizações de antivírus automáticas e protocolos de proteção. 

Aumento de Produtividade 

Implementando um firewall, a empresa consegue ter mais controle dos seus funcionários. Por exemplo, você conseguirá monitorar o acesso às redes sociais e outros sites de entretenimento. Dessa forma, isso irá aumentar a consciência dos colaboradores em relação a navegação indevida no ambiente corporativo, fazendo com que melhore a produtividade de muitos. 

Protege os acessos às informações 

Com o firewall é possível configurar o controle de acesso às informações de acordo com cada colaborador. Ou seja, é uma forma de prevenir o vazamento de informações e dados sigilosos.

Conexão 24h

O uso do Firewall ainda permite que seja adicionado um segundo link de internet, onde caso ocorra alguma queda com o link principal, o link secundário é acionado de forma automática. Dessa forma, mantém a sua empresa conectada a internet sem interrupções.

Afinal, tem mais potencialidade que manter uma empresa assim? Portanto, se você ainda não possui um firewall, não perca mais tempo e corre adquirir o seu.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *