Segurança na Internet: Dicas para você navegar de uma forma segura

Segurança na Internet: Dicas para você navegar de uma forma segura

Sabemos que hoje em dia possuir todas as informações e dados dentro de sistemas operacionais é muito importante. Afinal, com a tecnologia cada vez mais avançada, utilizamos dispositivos tecnológicos praticamente o tempo todo em nosso dia a dia. Porém, nada adianta automatizar todo esse processo, se não obtermos a devida segurança necessária. Dessa forma, neste post falaremos sobre a Segurança na Internet. O que é? Como obtê-la? E quais são seus riscos.

O que é Segurança na Internet?

A segurança na internet é fundamental para realizar proteção às informações e dados que estão expostos na web. Ou seja, em uma empresa essa proteção deve ser redobrada. Pois os colaboradores acessam diversas informações e conteúdos, aumentando as chances de caírem em golpes simples. Por exemplo um “clique aqui” em um e-mail falsificado.

Por esse motivo é importante ressaltar os métodos corretos de navegar na internet. Afinal, estamos rodeados de ameaças que podem contaminar nossa empresa. Porém, isso não significa que teremos que controlar os acessos do colaborador o tempo todo, é importante educá-lo para que suas informações fiquem seguras e sua rede longe de hackers.

Quais são os riscos?

Existem diversos riscos e formas de hackers invadirem o seu computador. As principais delas são através de links, download, jogos, que são acessados pelos próprios colaboradores de maneira inconsciente. Dessa forma, para os hackers os colaboradores são alvos fáceis, pois instalam programas e clicam em links que dão acesso para os vírus se filtrarem na rede interna da empresa.

Essas invasões acabam gerando diferentes prejuízos para as empresas, entre eles podemos destacar:

  • Divulgação de dados sigilosos da empresa;
  • Corrompimento das informações;
  • Identidade da empresa roubada;
  • Venda dos dados pessoais
  • Prejuízos financeiros

Dessa forma, a empresa deve ter controle de tudo o que ocorre na rede e é acessado pelo colaborador. Afinal, mesmo que ele caia em algum tipo de golpe quem irá responder por isso será a empresa.

Afinal, como garantir a segurança na internet?

Existem dois pontos principais quando se trata de ter segurança na internet. O bom senso e o conhecimento. Depois de ter isso em mente, é só seguir alguns passos para você se manter protegido:

Aposte em senhas seguras

Colocar senhas seguras é de extrema importância, utilizar combinações entre letras maiúsculas, minúsculas e números é o indicado. Pois muitas pessoas colocam senhas óbvias ou repetem a mesma senha em diversas contas. Além disso, vale ressaltar que a senha precisa ser trocada com frequência.

Realizar limpeza no e-mail

O e-mail é uma plataforma muito utilizada para realizar os golpes. Pois, através dele são enviados os Spam (e-mail indesejado) no qual além de enviar vírus muitas vezes acabam roubando suas informações. Dessa forma, para se proteger é essencial realizar limpezas periodicamente, enviar e-mail suspeitos para caixa de spam, e realizar a exclusão dos mesmos.

Utilizar um Antivírus

Quando é realizado downloads existem possibilidades de executar algum programa malicioso em sua máquina. Por isso a importância de possuir um bom antivírus e deixá-lo atualizado. Além de proteger o seu computador, será possível identificar se o arquivo baixado é confiável ou não.

Utilizar Firewall

Utilizar firewall para evitar a entrada de invasores em sua rede é uma boa opção para proteção. Pois, o firewall é um dispositivo de segurança destinado a monitorar o tráfego da sua rede de entrada e saída. Através da sua regra de segurança, irá permitir ou bloquear tráfegos específicos. Veja mais informações em nosso post Firewall: Descubra como gerar potencialidade de rede em sua empresa.

Portanto, manter os colaboradores seguros ao navegar na web não é uma tarefa simples, mas como vimos existem diversas maneiras para realizar a proteção e navegar de maneira correta, possuindo a segurança na internet. Dessa forma, não corra mais riscos e fique sempre atento com as novas tecnologias.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Compartilhar

Apaixonada por tecnologia e inovação. Sempre buscando mais conhecimento e qualificação nessa área. Atualmente cursando Administração na Universidade do Planalto Catarinense. Possuo bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, pró-atividade e dedicação.