Ataques Cibernéticos: Perca seus dados e dê adeus a sua empresa

Ataques Cibernéticos: Perca seus dados e dê adeus a sua empresa

Está cada vez mais comum escutarmos histórias de empresas que sofreram ataques cibernéticos e perderam todos os seus dados, ou ainda tiveram que gastar um bom dinheiro para conseguir recuperar os seus arquivos. Afinal, qualquer computador, serviço ou rede que seja acessível via internet pode ser alvo de um ataque. Sendo assim, neste post mostraremos o que são ataques cibernéticos? Como eles são realizados? E daremos também alguns exemplos de vírus.

O que é um ataque cibernético?

Ataques cibernéticos trata-se de uma ação praticada por hackers. No qual, tem como objetivo realizar transmissão de vírus (arquivos maliciosos). Dessa forma, infectam, danificam, roubam informações no seus computadores, servidores e também bancos de dados. 

Como eles são realizados?

Os ataques cibernéticos são realizados por criminosos que atuam no ambiente online, conhecido por hackers. Esse ato é ilegal e é conhecido como crime informático. Possui vários outros nomes também para definir esse crime, como por exemplo: crime eletrônico, crime digital, cibercrime, entre outros.

Os ataques cibernéticos podem ser feitos de diversas formas, o mais comum é através de links contaminados transmitidos nos e-mails. Outro método também é através de páginas contaminadas, download de softwares piratas, entre uma variedade de outras formas. Os ataques não tem por objetivo apenas atingirem computadores e smartphones pessoais. Geralmente, o foco dos hackers está em atingir redes online, como por exemplo: Empresas, bancos, governos, hospitais…

Esses ataques costumam usar um tipo de vírus chamado “ransomware“. No qual sequestram todos os arquivos e dados do dispositivo que foi contaminado e só liberam mediante a um pagamento feito por moedas virtuais como forma de resgate.

Exemplos de alguns tipos de vírus:

Ransomware

O Ransomware é considerado um dos piores tipos de vírus de computador da atualidade. Esses ataques podem causar diversos prejuízos para as empresas. Podendo ir de perdas de dados críticos até a valores financeiros.

Ransomware é um código malicioso, que os criminosos usam para sequestrar as informações do dispositivo, geralmente usando a criptografia. Esse ataque foi criado com o intuito de bloquear os acessos aos arquivos ou sistemas para só liberá-los após o pagamento de um valor especificado.

Worms

Worms é um tipo de vírus diferente de muitos outros. Pois, eles não precisam de interação humana. Possuem uma alta capacidade de se replicarem em uma rede ou conjunto de computadores. Além disso, criam diversas cópias de si mesmo dentro das máquinas, dificultando sua remoção completa.

Spyware

Esse tipo de vírus tem como objetivo, espionar/rastrear os passos de uma pessoa na internet, enviando os dados para seus criminosos virtuais. Ou seja, também realizam modificações nas configurações de segurança e interferem nas conexões de rede.

Adware

É um dos vírus mais irritantes. Pois, ele se apresenta como propagandas indesejadas que fica aparecendo de forma automática na tela do usuário. Embora alguns programas de Adware seja realmente inofensivo, outros utilizam ferramentas de rastreamento para coletar informações de sua localização ou seu histórico de navegação.

Acesse nosso post Vírus de Computador: Saiba como ele pode afetar a sua empresa.

Portanto, agora que você entendeu o que são ataques cibernéticos, como ele funciona e viu alguns de seus modelos, fique atento ao nosso post de semana que vem. Pois nele daremos dicas de como sua empresa pode se proteger contra esses ataques.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário e interaja conosco.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *