Como o Backup em Nuvem impacta na redução de custos das empresas?

Como o Backup em Nuvem impacta na redução de custos das empresas?

Sabemos que a transformação digital é o motivo para todas as mudanças que as empresas enfrentam no dia a dia. Pois, cada vez mais ela vem ampliando o uso de soluções de computação em nuvem. No qual, permitem realizar conexões entre colaboradores, parceiros, clientes e equipamentos remotos. Dessa forma, neste post veremos o que é um backup em nuvem? Qual a sua importância? E como ele pode ajudar a reduzir custos na sua empresa.

O que é Backup em Nuvem?

O backup em nuvem é um serviço que realiza backup dos seus dados e aplicativos. No qual, se encontram por exemplo, nos servidores de sua empresa. Esse backup é armazenado em um servidor remoto. Dessa forma, com o backup em nuvem, seus arquivos e dados ficam mais protegidos e podem ser acessados a qualquer momento em casos de falhas em seus sistema ou qualquer outro tipo de problema. Sendo assim, esse é um dos motivos que muitas empresas optam por essa opção.

Por que usar backup em nuvem?

Backup em nuvem possui muitas vantagens, por esse motivo ele vem se tornando cada dia mais popular entre as empresas. Portanto vamos conferir abaixo algumas das maiores vantagens do backup na nuvem:

  • Proteção de dados e aplicativos: Quando você armazena dados e aplicativos importantes fora do local da empresa, eles ficam protegidos das alterações climáticas e de interrupções, trazendo mais segurança para seus documentos.
  • Recuperação rápida dos dados: Os dados com backup dos servidores de nuvem podem ser recuperados com facilidade, permitindo que a empresa ganhe acesso rapidamente aos arquivos ou sistemas desejados.
  • Recuperação de desastre confiável: Os serviços de backup na nuvem permitem aos usuários acesso instantâneo dos dados e aplicativos que sejam necessários em caso de um desastre, independente de sua causa ser natural ou não.
  • Armazenagem Flexível: Diferente das técnicas tradicionais de backup em que os dados são armazenados no local em um disco rígido ou fita com capacidade ilimitada, o backup baseado na nuvem pode ser expandido ou reduzido rapidamente.

Como diminuir custos com o backup em nuvem?

Existem diversas formas para que isso aconteça, uma delas é reduzindo a capacidade de armazenamento caso você não esteja utilizando toda a quantidade contratada pela provedora.

Outra opção é contratar apenas funcionalidades que irão realmente atender as necessidades de seu negócio. Ou seja, selecionar o que realmente precisa estar na nuvem. Por exemplo, documentos importantes, dados de seus clientes, da sua empresa, entre outros. Dessa forma, os dados que não são de extrema importância para a empresa, podem ser armazenados internamente em outros meios.

A automatização das rotinas pode ser outra maneira para redução de custos. Ou seja, para não interromper as atividades da empresa, muitas vezes os profissionais de TI precisam trabalhar após o expediente ou em finais de semana para dar sequência às atividades de backup. Isso acaba incidindo em horas extras, o que aumenta os custos com folha de pagamento e encargos. Sendo assim, com a solução em nuvem, os backups são programados para serem executados em horários específicos, e de forma automática, ou seja, sem a necessidade de intervenção humana.

Portanto, se você ainda não realiza o backup em nuvem na sua empresa, não perca mais tempo. Realizar as mudanças necessárias é de extrema importância. Além disso, recomendamos também sempre monitorar os índices de eficiência da empresa. Dessa forma, você irá conseguir verificar se os trabalhos foram realizados de forma eficiente e se não houve algum tipo de problema que precisaria de ajustes.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Acesse também Nuvem pública, privada e híbrida: Saiba o que é e entenda suas diferenças.

Compartilhar

2 thoughts on “Como o Backup em Nuvem impacta na redução de custos das empresas?

  • Excelente, muitas vezes não realizamos a limpeza necessária dos arquivos e acabamos contratado planos que não precisamos. Fica dica #analisararquivosantesdecontratar

  • Pode parecer um gasto desnecessário a primeira vista, pois muitos usam o backup local, porém se for bem analisado, o backup em nuvem traz muito mais segurança e comodidade, tanto em guardar os dados, como em caso de emergência, se for preciso recupera-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *