Computação em nuvem: Saiba o que é e conheça seus principais benefícios

Você provavelmente já ouviu falar sobre computação em nuvem, maneira na qual diversas empresas vem adquirindo para guardar seus dados, arquivos, documentos, e mantê los mais seguros. Mas você sabe o que é exatamente a computação em nuvem? Para que ela serve? E quais são seus benefícios? É o que veremos neste post.

O que é computação em nuvem?

Computação em nuvem nada mais é do que a possibilidade de acessar arquivos e executar diversas tarefas através da internet. Sem a necessidade de instalar programas no computador. O armazenamento dos dados é feito em plataformas online. Dessa maneira, para realizarmos determinadas tarefas, basta nos conectarmos nessas plataformas e utilizar suas ferramentas, salvar os trabalhos executados e depois acessá-lo de qualquer outro lugar.

A computação em nuvem permite que seja realizado o acesso de qualquer lugar e em qualquer computador que possua internet. Assim conseguirá acessar todos os arquivos, documentos, informações em um sistema único. Ou seja, em vez dos dados ficarem salvos em um disco rígido do seu computador, ele ficará salvo na web.

Dessa forma, as empresas utilizam quatro métodos diferentes para implantar recursos da nuvem. Há a nuvem pública, que compartilha recursos e oferece serviços ao público em geral da Internet, a nuvem privada, que não é compartilhada e oferece serviços em uma rede interna privada (geralmente hospedada localmente), a nuvem híbrida, que compartilha serviços entre nuvens públicas e privadas de acordo com seu propósito, e a nuvem de comunidade, que compartilha recursos apenas entre organizações, como instituições governamentais.

Vantagens da computação na nuvem

A computação na nuvem vem fazendo cada vez mais sucesso nas empresas, além de ser um elemento essencial na gestão de informações. Portanto, em um mercado com diversas concorrências, é importante investir cada vez mais nessa tecnologia, na qual oferece uma série de benefícios à empresa. Confira alguns deles a seguir.

Flexibilidade

A flexibilidade é um dos grandes benefícios. Pois, todos os seus dados estão disponíveis a qualquer momento para ser acessado, desde que você possua internet. Dessa maneira, se a pessoa tiver autorização para acesso, poderá acessar de onde estiver e em diversos dispositivos. Computadores, celulares, tablets…

Produtividade

A produtividade também tem seu destaque, com a computação em nuvem não há a necessidade de implementações, como por exemplo configuração de hardware, correção de software e até mesmo outras tarefas demoradas que fazem parte da função de TI, assim é possível focar em outros fatores deixando sua empresa ainda mais produtiva.

Segurança

É muito mais seguro manter seus dados em nuvem, do que no HD do seu computador. Pois, em caso de algo que não estava previsto, como incêndio, enchente, ou algum outro desastre os seus dados na nuvem continuam seguros.

Redução de Custos

Com a computação em nuvem, você consegue reduzir os custos da empresa. Pois, ela elimina o gasto com a compra de hardware e software, instalação e execução de datacenters locais, muitas vezes incluindo racks de servidores, disponibilidade constante de eletricidade para energia, entre diversos outros fatores..

Portanto, conseguiu entender porque investir na computação em nuvem é uma boa ideia? A nuvem vem sendo utilizada cada dia mais, por diversas pessoas, tanto para uso pessoal, quanto profissional. Se você ainda não utiliza a nuvem, não perca mais tempo.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário e interaja conosco.

Computação em nuvem: Saiba o que é e conheça seus principais benefícios
Compartilhar

Apaixonada por tecnologia e inovação. Sempre buscando mais conhecimento e qualificação nessa área. Atualmente cursando Administração na Universidade do Planalto Catarinense. Possuo bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, pró-atividade e dedicação.