Formatação de Computador: Solução para lentidões e travamentos

Formatação de Computador: Solução para lentidões e travamentos

Os computadores com o passar do tempo costumam apresentar certos problemas que dificultam nossas rotinas do dia a dia. Por esse motivo, é sempre importante tomar certos cuidados e prevenções com o seu computador. Dessa forma, formatar o computador muitas vezes é a única solução para se livrar de certos problemas em sua máquina. Portanto, neste post veremos o que é a formatação de computador e quando você precisa utilizá-lo.

O que é formatação de computador?

Formatação de computador é um recurso que consiste em apagar tudo o que está em seu computador, havendo necessidade de reinstalar todo o seu sistema operacional do zero. Ou seja, seus arquivos, fotos, vídeos, documentos tudo é apagado e não permite que seja recuperado novamente.

Mas, caso você não queira perder os dados de seu computador existe a opção de realizar a formatação com backup.

O que é a formatação com backup?

Na formatação com backup é realizado uma formatação normal, porém com uma única diferença. Você não irá perder os seus arquivos mais importantes, como, documentos, imagens, vídeos, entre outros. Pois, será feito um backup antes de realizar a formatação.

Dessa forma, a formatação com backup então é indicado quando você precisa formatar a sua máquina e não pode perder os arquivos de seu computador.

O que é backup?

É uma cópia de todos os seus arquivos armazenados na máquina. Pode ser feito de forma física ou digital. Ou seja, para fazer o backup é necessário ter uma unidade física como um HD Externo. Existem também outras ferramentas que podem ser utilizados para realizar um backup. Como por exemplo: Pen drive, mídia de DVD ou CD, etc …

Veja mais sobre backup em nosso post Backup: O poder para não perder documentos importantes.

Quando sua máquina deve ser formatada?

Existem diversos motivos pelo qual um computador deve ser formatado, veremos abaixo alguns deles:

Máquina com lentidões e travamentos – Quando um computador demora muito para ligar e para iniciar programas instalados ou possuem constantes travamentos durante o seu uso, precisam de formatação.

Máquina infectada de vírus – Quando se trata de vírus a formatação é a maneira mais eficiente para eliminar de forma definitiva esses vírus e torná-la sua máquina limpa novamente.

Tela azul ou preta – Esse é um problema muito frequente em computadores com Windows. Ou seja, as famosas telas azuis que aparecem do nada, e as telas preta que na maioria das vezes surgem ao iniciar o computador.

Dessa forma, podemos concluir a importância que uma formatação de computador possui. Vale ressaltar, que é sempre importante avaliar se esse realmente é o procedimento necessário para que o problema da máquina seja resolvido.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhar

2 thoughts on “Formatação de Computador: Solução para lentidões e travamentos

  • Muito importante para o bom funcionamento da maquina, para que possa fazer suas atividades sem erros e travamentos na maquina, um bom meio de fazer uma boa limpeza na maquina e ao mesmo tempo tendo todos os seus arquivos salvos para serem utilizados novamente da forma que você já esta habituado, excelente post parabéns.

  • É sempre bom fazer uma formatação de tempos em tempos, para para resolver lentidão e alguns erros que acontecem nas máquinas quando são utilizadas por muito tempo sem uma manutenção adequada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *