Backup: O poder para não perder documentos importantes

backup com segurança

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na palavra “backup”, um termo em inglês no qual tem como significado “cópia de segurança’’. Mas você sabe o que realmente significa e qual a sua importância? Sabe também o que é “Ransomware”? E os riscos que ele pode trazer para o seu computador? Neste post vamos te ajudar a ficar por dentro desse assunto, e alertar o quanto é importante realizar um backup no seu dispositivo.

Você sabia que em 12 de Maio de 2017 cerca de 74 países foram alvos de um ataque de “ransomware”  mais conhecido como vírus de resgate. Além disso, no Brasil, foram atingidas empresas e órgãos públicos, afetando Petrobras, os Tribunais de Justiça em alguns estados, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS) no qual teve que ficar suspenso, entre diversas empresas privadas, como informa na pesquisa realizada pelo G1 .

Mas a questão é, o que é o Ransomware? E onde o backup entra nesse contexto?  

Ransomware é um código malicioso, que os criminosos usam para sequestrar as informações do dispositivo, geralmente usando a criptografia. Realizam uma cobrança para que seus dados sejam restabelecidos. A infecção pode ocorrer de várias formas, porém a mais comum entre elas é através do e-mail, induzindo o usuário a acessar um link.

Já o backup é uma ferramenta utilizada no ramo da informática. Tem como objetivo salvar uma cópia de todos os documentos, fotos, arquivos, entre outras coisas que tenha no seu dispositivo. É fundamental manter atualizado sempre em uma unidade externa, que não esteja conectada à sua rede.

Afinal, o que esses dois termos têm em comum? Caso você sofra um ataque, conforme esse citado acima, e você tenha realizado um backup, será possível recuperar seus dados. Evitando assim que você perca algum documento importante.

E quais seriam os modos para realizar o backup? O backup pode ser realizado de diversas maneiras, desde a mais prática, que podemos realizar em casa, até o mais complexo. Entre as maneiras mais práticas, temos o backup que é feito por mídias físicas, através de CD, DVD e Blu-Ray. Pode ser realizado também através do pen drive ou HD externo. E por fim, temos a maneira que vem sendo utilizada pela grande maioria das pessoas, o backup online.

O que seria esse backup online?

Atualmente, a tecnologia está inserida cada vez mais nas nossas vidas. Afinal, temos vários exemplos disso, no decorrer de todos os dias. O backup online, é um deles. Ele tem o mesmo objetivo que o backup normal, salvar uma cópia dos documentos originais. Porém, a única diferença é que você pode estar realizando isso de uma forma prática e segura. Através de servidores remotos, por meio de uma conexão criptografada, onde é utilizado software com vários serviços associados. No qual,  armazenam seus dados na nuvem.

Visto o que é o backup, para que serve, e quais são as maneiras de utilizar, você não tem mais desculpas para perder todos os seus documentos pessoais ou até mesmo dados importantes da sua empresa. Além disso, agora você sabe do que se trata quando falarem em ransomware e sabe como proteger os seus arquivos desse vírus que vem afetando milhões de pessoas por todo o mundo.

Gostou desse post? Entre em nosso site e fique ainda mais por dentro desse assunto.

Confira também G Suite: Descubra como ele pode impactar no seu negócio.

.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *