Vírus de Computador: Saiba como ele pode afetar a sua empresa

Vírus de computador:Saiba como ele pode afetar a sua empresa.

Sabemos que com a tecnologia vivenciada nos dias de hoje, muitas empresas possuem seus dados todos guardados em sistemas, nos computadores, notebooks, entre diversos outros dispositivos eletrônicos. Sabemos também que junto com esses dispositivos, ocorre uma série de riscos e ameaças. Como por exemplo, perda dos arquivos, roubos de dados, utilização de recursos, tudo isso pode ser ocasionado pelo vírus de computador. Dessa forma, no post abaixo veremos o que é esse vírus, quais são seus tipos e como prevenir sua empresa.

O que é o vírus de computador?

Um vírus de computador, nada mais é do que programas ou códigos projetados em seu computador sem seu conhecimento ou permissão. Possuem a intenção de danificar e roubar seus dados. Os vírus são capazes de se copiarem sozinhos. Dessa forma, podem se ampliar em diversos computadores e redes, através de links, e-mail, arquivos contagiosos, etc… Ou seja, basicamente, eles são realmente contagiosos.

Quais os tipos de vírus?

Existem diversos tipos de vírus diferentes, com o passar do tempo à medida que a tecnologia vem inovando, vem surgindo cada vez mais. Veremos alguns exemplos abaixo:

Worms

Worms é um tipo de vírus diferente de muitos outros. Pois, eles não precisam de interação humana. Possuem uma alta capacidade de se replicarem em uma rede ou conjunto de computadores. Além disso, criam diversas cópias de si mesmo dentro das máquinas, dificultando sua remoção completa. Embora muitos Worms apenas consumam recursos do sistema, deixando seu desempenho mais lento, outros possuem uma carga maliciosa criada para roubar ou excluir arquivos.

Spyware

Esse tipo de vírus tem como objetivo, espionar/rastrear os passos de uma pessoa na internet, enviando os dados para seus criminosos virtuais. Também realizam modificações nas configurações de segurança e interferem nas conexões de rede.

Adware

É um dos vírus mais irritantes. Pois, ele se apresenta como propagandas indesejadas que fica aparecendo automático na tela do usuário. Embora alguns programas de Adware seja realmente inofensivo, outros utilizam ferramentas de rastreamento para coletar informações de sua localização ou seu histórico de navegação. Dessa forma, começam a exibir anúncios onde geralmente não teriam acesso.

Trojan Horse (Cavalo de Troia)

Trojan Horse em sua tradução Cavalo de Troia, é um dos vírus bastante conhecidos, e está entre as ameaças mais perigosas da rede de computadores. O Cavalo de Troia trata-se de um vírus que se escondem atrás de programas como se fossem arquivos e softwares legítimos. Porém, depois de instalados, o vírus faz diversas alterações no computador.

Ransomware

O Ransomware é considerado um dos piores tipos de vírus de computador da atualidade. Esses ataques podem causar diversos prejuízos para as empresas. Podendo ir de perdas de dados críticos até a valores financeiros.

Ransomware é um código malicioso, que os criminosos usam para sequestrar as informações do dispositivo, geralmente usando a criptografia. Esse ataque foi criado com o intuito de bloquear os acessos aos arquivos ou sistemas para só liberá-los após o pagamento de um valor especificado.

Como se proteger desses vírus?

Existem diversas formas de evitar esses tipos de vírus. Porém, vale a pena ressaltarmos que qualquer técnica de segurança adotada não será eficaz se os usuários não tiverem pleno conhecimento de identificar um conteúdo que possa levar ao download de softwares maliciosos.

Entre as diversas técnicas de segurança e prevenção podemos destacar:

  • Utilizar a criptografia em todos os dispositivos de armazenamentos.
  • Utilizar controle de acessos. Dessa forma, conseguirá impedir que seus dados privados fiquem disponíveis para terceiros.
  • Utilizar a aplicação do filtro SPAM. Dessa maneira, irá bloquear mensagens com arquivos executáveis e outros tipos de dados que não fazem parte das atividades da empresa.
  • Manter sempre atualizados as ferramentas de trabalho.
  • Realizar um monitoramento na infraestrutura com frequência.
  • Realizar o backup em todos seus arquivos/programas/dados é uma forma de prevenir. Caso aconteça alguma coisa, você terá a cópia de segurança de todos seus dados.
  • E por fim, é claro que manter um bom antivírus em seu computador.

Essas medidas auxiliam as empresas a bloquear grandes partes das ameaças dos principais tipos de vírus de computador. Portanto, podemos concluir a importância que devemos dar as prevenções desses vírus. Porque como vimos ao longo do texto, eles podem trazer diversas complicações e perdas para os usuários. Dessa forma, vale ficar atento e realizar sempre as medidas protetivas para acabar não infectando sua empresa com esses vírus de computador.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário e interaja conosco.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *