Saiba como realizar proteção de dados em sua empresa

Saiba como realizar proteção de dados em sua empresa

Com a tecnologia que vivenciamos no século atual, usar a internet tem se tornado cada dia mais essencial em nosso dia a dia. Seja para realizar pesquisas, para estudos, para lazer e principalmente para trabalho. Você já imaginou como seria uma empresa sem nenhum tipo de computador e internet? Isso é praticamente impossível, pois, dependemos muito dessas ferramentas para conseguirmos executar nossas atividades ao longo do dia. No entanto, vale ressaltar que não adianta termos internet e computadores se não tivermos algo para realizar uma proteção de dados e garantir que todos nossos arquivos estão protegidos. Sendo assim, neste post iremos ver a importância dessa proteção e como realizá-lo.

Qual a importância de uma proteção de dados em sua empresa?

Quando falamos em proteção de dados, estamos incluindo todas as informações que tem em todos os computadores de sua empresa. Sejam elas por exemplo, fotos, vídeos, arquivos, documentos entre outros.. Agora você já imaginou perder todas essas informações do dia pra noite? É aí que entra a importância da proteção de dados. Pois, ela trata-se de uma série de medidas que podem ser tomadas para garantir essa proteção.

Quais medidas podem ser tomadas para garantir a proteção de dados?

Como citado acima existe uma variedade de medidas que podem ser tomadas, mas neste post iremos citar o backup.

O que seria esse backup?

Backup é uma ferramenta utilizada no ramo da informática. No qual tem como objetivo salvar uma cópia de todos os documentos, fotos, arquivos, entre tudo aquilo que estiver em seu dispositivo. Com ele você conseguirá recuperar seus arquivos em situações inesperadas, como acidentes e infecções por vírus maliciosos, conseguirá também recuperar versões antigas de seus arquivos, como por exemplo a versão original de um arquivo que você tenha modificado. Para realizar um backup com segurança e que seja adequados às suas necessidades é importante estar atento em algumas questões, como: quantas copias deverá fazer? quais arquivos deverá copiar? onde os arquivos devem ser copiados? qual maneira para realizar o backup se encaixa com a sua necessidade? Enfim, é uma variedade de perguntas, e não existe uma resposta certa para nenhuma delas, pois depende de cada situação.

Como meus dados podem ser perdidos?

Existem muitas maneiras para seus dados serem perdidos. Vamos citar as mais comuns que acontece com milhares de pessoas no dia a dia: Seus arquivos podem serem acidentalmente apagados; seus equipamentos serem perdidos, furtados, roubado ou até mesmo serem danificados de forma irrecuperável (por exemplo, por umidade ou queda) seus equipamentos serem invadidos, algum vírus malicioso infectar seus equipamentos e apagar todos os seus arquivos. Enfim, existe inúmeras maneiras para perder seus dados, por isso mais uma vez é bom valorizarmos a importância do backup.

Como realizar um backup e onde pode ser feito?

Para fazer backups você pode usar programas integrados ao sistema operacional, aplicativos específicos, ferramentas desenvolvidas internamente, entre outros. Programe seus backups para serem feitos automaticamente, já que cópias manuais tem mais probabilidade a erros e esquecimentos. Certifique-se de que realmente os seus backups estão sendo feitos, não confie somente no “automático”. É fundamental manter atualizado sempre em uma unidade externa, que não esteja conectado à sua rede. Ou caso você prefira pode contratar também uma empresa especializada para realizar esse serviço para você.

Você pode realizar backups: em mídias, como pendrives, discos rígidos, CDs, DVDs e discos de Blu-ray, online, usando serviços na nuvem (cloud), em data center ou na rede. É fundamental manter atualizado sempre em uma unidade externa, que não esteja conectada à sua rede.

Portanto, visto a importância de proteger seus dados com a opção do backup, você não terá mais desculpas para perder todos os seus documentos pessoais ou até mesmo dados importantes da sua empresa.

Entre em nosso site e entenda mais sobre a importância do backup.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *