Ataque Ransomware: Entenda porque pode ser fatal na sua empresa

Com a tecnologia vivenciada nos dias de hoje, os ataques na internet estão ocorrendo cada dia mais, com diversos objetivos, visando diferentes alvos e variadas técnicas. Qualquer computador, serviço ou rede que seja acessível via internet pode ser alvo de um ataque. Sendo assim, proteger nossos dados se tornou algo essencial. Mas você já ouviu falar em Ataque Ransomware? Sabe o que é? E o risco que ele pode trazer para sua empresa? Neste post iremos explicar tudo sobre esse ataque que vem atormentando milhares de pessoas.

O que é Ataque Ransomware?

Ransomware é um código malicioso, que os criminosos usam para sequestrar as informações do dispositivo, geralmente usando a criptografia. Esse ataque foi criado com o intuito de bloquear os acessos aos arquivos ou sistemas para só liberá-los após o pagamento de um valor especificado. Ou seja, é como se fosse um sequestro só que virtual.

Como ocorre a infecção desse ataque?

Você sabia que o mais famoso ataque virtual desse tipo foi o Wannacry, que em maio de 2017 sequestrou sistemas em diversos países, afetando mais de 700 mil pessoas, entre consumidores, empresas, hospitais e até departamentos governamentais. … como informa na pesquisa realizada pela Uol.

A Infecção do Ataque Ransomware, é semelhante com a infecção de outros vírus normal. Ela pode ocorrer através de e-mails, redes sociais (como Facebook e Twitter), serviços de mensagens instantâneas (como WhatsApp e Skype). Porém links e sites falsos são os meios mais usados para este tipo de ataque.

Enfim, independente do meio utilizado todos tem praticamente a mesma tática. Uma mensagem acompanhada de um argumento que tenta te convencer a clicar em um suposto link ou anexo que leva até o ransomware. Ela pode ser, por exemplo, uma atualização de segurança do banco, uma dívida não paga ou até mesmo uma pendência com a justiça. Além disso, é comum o ransomware passar por antivírus, jogos ou até mesmo aplicativos. Nesses casos, o usuário pode cair em uma página que promove aquele software ressaltando as suas vantagens. A pessoa, então, é levada a acreditar que o software é legítimo. Mas, quando o instala, acaba permitindo que contamine o seu computador ou dispositivo móvel.

Como o Ataque Ransomware age?

Isso depende muito da maneira que o software foi escrito e dos recursos explorados. Mas, após a contaminação o ransomware parte a ação impeditiva. Essa ação executa as instruções para o bloqueio do sistema inteiro, ou do conjunto de arquivos que eles escolherem bloquear. Eles
podem explorar uma falha de segurança que permite a troca da senha de um sistema por exemplo. Em casos como esse, o responsável pelo ataque entra de alguma forma em contato com a vítima para que ela pague (ou realize outra ação) para ter a senha antiga restabelecida ou conhecer a nova.

E como se proteger desse Ataque?

Os cuidados preventivos não mudam muito para os cuidados que você tem que ter com outros tipos de vírus. Portanto é bom reforçar alguns.

  • Ter cuidado com todo tipo de link, independente da rede social.
  • Nunca baixar arquivos de sites que não sejam confiáveis.
  • Usar softwares de segurança, principalmente quando se trata de antivírus.
  • Mantenha todos os aplicativos e sistemas operacionais sempre atualizados.
  • E o mais importante de todos, fazer backup (cópia) de todos os seus dados, caso você tenha algum problema como esses citados a cima, você conseguirá recuperá-los facilmente.

Então, visto essa variedade de informações, do que é o Ataque Ransomware, como ele ocorre e como se proteger, você não terá mais desculpas para não se prevenir. É importante lembrar que o backup nesse caso tem uma grande importância, portanto veja em nosso post mais informações sobre Backup Online e em nuvem: Entenda seu software.

Compartilhar

Apaixonada por tecnologia e inovação. Sempre buscando mais conhecimento e qualificação nessa área. Atualmente cursando Administração na Universidade do Planalto Catarinense. Possuo bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, pró-atividade e dedicação.