Banco de dados: Você sabe o que é? E para que serve?

Banco de Dados: Você sabe o que é? E para que serve?

Você sabia que o Banco de Dados faz parte do nosso dia? Isso mesmo, vou citar alguns exemplos: O endereço de sua residência ou empresa, a placa do seu carro, sua fatura do cartão de crédito, a foto que foi postada nas redes sociais, tudo está interligada com o banco de dados. Afinal, você deve estar se perguntando porque isso acontece? O que é um banco de dados? Para que ele serve? Tudo isso é o que veremos neste post.

O que é um Banco de Dados?

Como o próprio nome já diz, é um conjunto de dados. No qual, se relacionam de uma maneira que criem algum sentido. Ou seja, é uma estrutura que possui uma certa organização de dados, permitindo a extração de informações. Dessa forma, são de extrema importância para as empresas, pois tornam-se a principal parte dos sistemas de informação.

Os bancos de dados possuem um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, conhecido como (SGBD). Esse sistema se trata de uma estrutura de softwares. No qual, faz permissões para que os dados sejam armazenados, organizados, protegidos, atualizados, entre diversas outras coisas… Uma empresa consegue identificar o perfil exato de seus clientes ao utilizar banco de dados bem estruturados. Quando esses dados possuem uma relação entre si , passam a se transformar em informações de grande valor. Ao serem inseridas em um determinado contexto, tornam-se fonte de conhecimento para serem utilizadas como base em diversas tomadas de decisões.

Dessa forma, todas as empresas devem utilizar um sistema eficaz de gerenciamento de banco de dados. Afinal, através desse sistema é possível adquirir diversas informações relevantes para o seu negócio. Como por exemplo, manter organizados os registros de empregados, da qualidade de atendimento, da gestão de projetos, etc…

Tipo de Banco de dados

Os bancos de dados são bem amplos nesse quesito, e atendem praticamente a qualquer tipo de aplicação. Entretanto, é exatamente por esse motivo que existe diversos tipos de banco de dados. No qual, podem ser relacionados em duas categorias: Relacionais e não relacionais. Cada um deles ampara certa necessidade da empresa.

Para os sistemas que tem como objetivo criar, alterar, excluir, e consultar informações que tenham formato regular a categoria mais indicada é a relacional. Já para as soluções baseadas em nuvem, e dados não tabulados com características diferentes ou variadas é indicada a utilização de um banco não relacional.

Como realizar a proteção do Banco de Dados

É possível notar que as invasões nos bancos de dados vem aumentado a cada dia que passa. Através disso, surge a necessidade de mantermos esses dados sempre protegidos. Muitas empresas cometem o erro de achar que se a sua rede e aplicações estão protegidas, a sua base de dados também está. Por isso, iremos dar algumas dicas de como manter esses dados mais seguros.

Exemplos de Proteção:

Utilizar a criptografia – É uma maneira de deixar seu banco de dados mais seguro. Pois, só quem tiver acesso conseguirá visualizar os dados, evitando que demais pessoas acessem.

Implantar proteção de Firewall também é uma ótima opção para a prevenção de segurança de rede. Desta maneira, o firewall irá analisar o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas.

Utilizar a computação em nuvem – Os softwares em nuvem possui um sistema seguro. Além de ser fácil de utilizar muitas vezes acabam sendo mais econômicos. Ou seja, além de ser uma opção mais segura, a computação em nuvem acaba fornecendo maior flexibilidade para o banco de dados.

Utilizar um bom antivírus – Possuir um antivírus instalado é uma forma para proteger seu banco de dados contra diversos tipos de vírus existentes. Assim, ele detecta quando alguma ameaça surgir, fazendo com que você fique mais seguro e protegido.

Realizar backup dos dados com frequência – É imprescindível que toda empresa realize um backup de todos os seus dados com frequência. Afinal, caso haja qualquer falha no seu sistema, é possível recuperar o que foi perdido. É importante também, priorizar os relatórios desses backup. Dessa forma, você consegue realizar um acompanhamento para verificar se realmente está sendo feito um backup de todos os seus dados. Pois, muitas empresas não fazem esse acompanhamento e quando há uma situação de emergência acabam perdendo os dados de grande importância.

Portanto, podemos concluir..

Que indiferente do ramo de atividade de sua empresa, é imprescindível que você trate os dados como parte essencial dela. Além disso, a solução que será mais adequada para a sua empresa, irá ajudar os dados a gerarem valor, porque não basta tê-los, é preciso que sejam usadas com agilidade e inteligência.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo e interaja conosco.

Acesse nosso post Ataque Ransomware: Entenda porque pode ser fatal na sua empresa.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *