Proteção de rede em sua empresa: Descubra como adquirir

Descubra como adquirir proteção de rede em sua empresa

Manter uma boa proteção de rede na sua empresa é essencial. Pois sabemos que uma empresa é composta por computadores, impressoras e outros equipamentos eletrônicos capazes de compartilhar dados e recursos, ligados por um sistema de comunicação como a internet. Esse conjunto é chamado de rede. Dessa forma, ao aumentar a proteção de sua rede, as chances de acontecerem roubos de identidade, falsificações e vazamentos são bem menores. Portanto, neste post veremos o que é uma proteção de rede, como realiza-lá e porque é importante em sua empresa.

O que é uma Proteção de rede?

Proteção de rede é uma série de combinações de defesa. Cujo seu objetivo é proteger a integridade de suas conexões e dados. A proteção de rede tradicionalmente inclui tecnologias de hardware e software. Além disso, gerencia o acesso buscando sempre impedir que uma variedade de ameaças se instale em sua rede.

Qual a importância de manter uma proteção de rede?

Sabemos que grande parte das empresas são compostas por computadores ou por algum equipamento eletrônico, onde ficam depositados todos os dados e documentos importantes. Na maioria dos casos as pessoas tem confiado cada vez mais na internet e nas redes de computadores. Através disso podem enfrentar vários problemas como ameaças de erros, hackers, invasões e infecções por vírus. Então é aí que entra a importância de ter uma rede bem protegida. Pois assim, você consegue evitar possíveis perdas importantes que pode gerar um grande impacto dentro de sua empresa.

Como é possível realizar essa proteção de rede?

Existem várias medidas para realizarmos essas prevenções. Por exemplo, aplicar uma boa estratégia de senha, usar um plano de backup seguro, manter os sistemas sempre atualizados, são alguns exemplos que ajudam na proteção. Ou podemos utilizar o Firewall.

Você sabe o que é Firewall?

Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software. No qual, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas.

Firewall tem como tradução “Parede de fogo”, deixando claro que ele se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. O objetivo do firewall consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos. Além disso, ele pode impedir também uma série de ações maliciosas, como: um malware (programas maliciosos) que utiliza determinada porta para se instalar em um computador sem o usuário saber, um programa que envia dados sigilosos para a internet, uma tentativa de acesso à rede a partir de computadores externos não autorizados, entre outros.

Como o Firewall funciona?

Irei citar um exemplo simples, para você entender como é o funcionamento do firewall. Para evitar que ladrões entrem em sua casa, você deve trancar suas portas e janelas, ou instalar grades, alarmes e sistemas de segurança, dificultando o acesso ao imóvel. O Firewall funciona da mesma maneira, pois “tranca” todas as portas e janelas do seu computador para que só os autorizados possam entrar e sair. O Firewall já é instalado com pré-definições de quais portas poderão permanecer abertas para que os programas as usem, mas o usuário pode adicionar permissões conforme a necessidade.

Quais são os tipos de Firewall?

É possível usar dois tipos de Firewall dependendo do tipo de conexão usada no computador. Um por hardware e/ou outro por software. Atualmente, os firewall por hardware mais utilizados são os que já vêm incorporados aos roteadores e modems de banda larga.

Vale ressaltar que o firewall não dispensa a necessidade de um antivírus. Pois, ele funciona como uma repartição que restringe a passagem dos dados recebidos e enviados pelo seu computador. Mesmo as comunicações consideradas seguras pelo Firewall o antivírus é necessário porque podem trazer ameaças à máquina, geralmente devido ao uso incorreto do computador pelo usuário.

Temos um post somente sobre Firewall, confira mais informações Firewall: Saiba como proteger sua empresa das ameaças. Ou em nosso site.

Portanto, depois de vermos o que é a proteção de rede e como realiza-lá podemos concluir que manter essa proteção é essencial em nossa empresa. Se você ainda não possui nenhuma proteção, não perca mais tempo, pois pode estar correndo risco a qualquer momento.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário e interaja conosco.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *