Monitoramento de Rede: Solução para otimizar o ambiente das empresas

Monitoramento de Rede: Solução para otimizar o ambiente das empresas

Sabemos que com o passar do tempo a tecnologia vem aumentando cada vez mais. Com isso, surge a necessidade de realizarmos investimentos em infraestrutura e processos no qual definem os fluxos de negócios. Dessa maneira, as áreas de TI vem sendo protagonistas na evolução do negócio. O monitoramento de rede é a ferramenta fundamental para suportar esse crescimento. Sendo assim, neste post falaremos um pouco dele. O que é?Para que serve? Como funciona? É o que veremos abaixo:

O que é o Monitoramento de Rede?

É o processo responsável por medir em tempo real os recursos das redes de computadores. O monitoramento de rede observa a saúde da sua rede, monitorando suas aplicações e seus serviços. Ou seja, é uma maneira de prevenir possíveis falhas. Esse monitoramento pode ser realizado de duas maneiras: Proativo e Reativo.

Proativo: Observa a rede com o intuito de evitar problemas futuros Reativo: Observa erros na rede e busca soluções quando o problema já está ocorrendo.

Qual a sua importância?

Sabemos que possuir softwares de última geração, ou profissionais altamente qualificados não garantem que as redes e sistemas fiquem imunes de erros. O monitoramento de rede se torna essencial para que você possa prevenir a sua empresa de possíveis falhas e até mesmo prejuízos. Afinal, com a grande complexidade que as redes corporativas apresentam nos dias atuais, é recomendado fazer um acompanhamento proativo visando garantir sua manutenção.

Redução de Custo

O monitoramento de rede pode ser importante também quando se trata de redução de custos. Ao analisar todo seu ambiente de rede, você irá possuir indicadores confiáveis para fazer qualquer alteração necessária. Além da produtividade que não será afetada por conta da prevenção, assim evitando gastos maiores.

Segurança

Um dos aspectos mais importantes do monitoramento de rede, está em aumentar a sua capacidade de manter informações relevantes em segurança. Pois, ele realiza o acompanhamento de todos os processos e caso possua algo que não esteja correto, irá notificar ao administrador de sua rede evitando tornar um problema maior. Para um melhor entendimento separamos alguns dos problemas que o monitoramento de rede pode identificar. Por exemplo, falhas em servidores, sistemas que param de responder, perda de espaço em disco, entre diversos outros…

Como realizar o monitoramento de rede?

Existe todo um processo para realizar o monitoramento, o primeiro deles é estabelecer uma métrica. Assim, você fica sabendo onde pretende chegar, ficará mais fácil e facilitará os diagnósticos. Após isso, vem a parte principal que é a escolha das soluções em software. É recomendado optar por programas leves e que sejam rápidos.

Portanto, podemos concluir a importância que o monitoramento de rede pode trazer para as empresas, evitando assim diversos prejuízos e perdas importantes. Se você ainda não possui um monitoramento de rede em sua empresa, não perca mais tempo, corre adquirir.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo e interaja conosco.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *