Cópia de Segurança: Entenda o que é e como ela protege sua empresa

Cópia de Segurança: Entenda o que é e como ela protege sua empresa

Com a tecnologia avançada, está cada vez mais comum armazenar documentos, fotos, dados, em plataformas digitais. Já foi a época em que era guardado nas gavetas seguras em nossas casas. Principalmente quando se trata do ramo empresarial, pela praticidade de acesso optamos por manter todos os nossos arquivos em equipamentos eletrônicos, o que vem a ser muito útil, desde que você mantenha eles seguros e possua uma cópia de segurança. Afinal, esse é o tema do nosso post de hoje. Você sabe o que é uma cópia de segurança? E para que serve?

O que é Cópia de Segurança?

Cópia de segurança, conhecida como “backup”, possui a função de salvar uma cópia de todos os seus dados, documentos, fotos, arquivos, entre tudo aquilo que você tenha em seu dispositivo. Confira mais informações em nosso post sobre Backup: O poder para não perder documentos importantes.

Por que é necessário?

A Cópia de Segurança é de extrema importância. Pois, tudo que está em sua plataforma digital é instável e pode ser perdido a qualquer momento. Por exemplo, um computador com mal funcionamento, um momento seu de descuido que pode apagar alguns dados importantes acidentalmente, desastres naturais que podem ser prejudicial para seu computador, infecções de malware e ataques de ransomware, entre diversos outros.

Como é realizado?

O procedimento para realizar a cópia de segurança é bem simples. Primeiro é realizado a cópia dos seus dados, depois é feito a escolha do dispositivo no qual será armazenado. Por exemplo, pode ser em outro computador, pen drive, disco rígido (HD) externo, ou um serviço online de armazenamento de dados na nuvem. E por fim, é só guardar o equipamento físico que armazenou suas informações em um local seguro, de preferência em um lugar distante do seu equipamento principal.

Qual é a importância em realizar backup frequentemente?

Hoje em dia a maioria dos dispositivos e programas de segurança possuem a possibilidade de ativar backups automáticos, no qual fazem as cópias de segurança dos seus dados com uma certa frequência. Dessa forma, é importante conhecer e configurar seus equipamentos para que façam essas cópias de segurança com a repetição necessária. Ou seja, a frequência que você irá fazer a cópia de segurança depende da frequência na qual você armazena novos dados. Se você armazenar novas informações diariamente, é aconselhável que seus backups sejam feitos semanalmente.

Portanto, agora que você sabe o que é uma cópia de segurança e a sua importância, não corra mais o risco de perder todos os seus dados. Se você ainda não realiza backup de seus documentos, não perca mais tempo, evite prejuízos e grandes problemas que podem ocasionar no futuro.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhar

5 thoughts on “Cópia de Segurança: Entenda o que é e como ela protege sua empresa

  • Um Backup atualizado pode salvar anos de histórico de uma empresa. Com os riscos que exitem de perder dados hoje em dia, contratar esse serviço de forma profissional é um investimento e não uma despesa.

  • Pelos anos de experiência em Tecnologia da Informação, se tem algo para destacar como prioridade e de extrema importância, são as cópias de segurança, os tais backups. E como dizem por aí, quem tem 1, tem nenhum, por isso a importância de se ter backups profissionais e complementares.

  • Extremamente importante fazer a cópia de segurança, tanto uma cópia em disco físico, como na nuvem, mantendo sempre ambos atualizados, pois em caso de emergência, são o meio mais rápido e eficaz de recuperar os dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *