Backup Full: Cópia completa de todos os seus arquivos

Backup Full: Cópia completa de todos os seus arquivos

Sabemos que o backup é um dos itens mais importantes quando se trata da segurança dos nossos documentos e arquivos. Porém, o tipo de backup escolhido tem total impacto quando se trata em resguardar todas as informações. É sempre muito importante escolher o tipo de backup ideal para a sua necessidade. Dessa forma, neste post falaremos do Backup Full.

O que é Backup Full?

Backup Full conhecido também como Backup Completo, como o próprio nome já diz é o tipo mais básico e completo. Ou seja, ele faz cópia de tudo o que existe no dispositivo, independente de qual mídia receptora irá ser utilizada. Embora esse tipo de backup seja a melhor proteção contra a perda de dados, ele é utilizado periodicamente pela maioria das organizações, devido ao tempo para realizar esse processo.

Quais são as vantagens?

Backup Full possuem muitas vantagens, entre elas podemos destacar a sua configuração, pois ela é muito fácil de se realizar. Basta você simplesmente escolher tudo o que deseja realizar backup e iniciá-lo. Dessa forma, ao contrário dos outros tipos de backup, não há necessidade de realizar seleções do que irá fazer a cópia de segurança.

Além disso, essa opção também é muito confiável. Por ser o modelo mais simples e direto, os seus arquivos e dados sempre estarão presentes em um mesmo conjunto de mídia, caso precise contar com cópias em uma restauração por exemplo.

Outra vantagem importante é que você consegue encontrar com maior facilidade as informações necessárias. Pois, você terá uma cópia idêntica ao seu ambiente de produção. O que irá facilitar para localizar as pastas ou arquivos quando necessário.

Quais são as desvantagens?

Possuímos muitas vantagens como visto acima, mas por outro lado possuímos alguns contras também. No qual veremos abaixo:

O Backup Full por ser um backup completo de tudo que você tem no seu dispositivo, acaba sendo longo demais, o que é uma desvantagem. Pois, fazer a cópia completa dos dados sem nenhuma verificação, sempre irá consumir um espaço bem mais extenso de armazenamento, já que todas as informações serão copiadas. Além disso, demandará um tempo maior durante a sua realização. Por realizar a cópia completa, demoram 10 vezes mais para sua conclusão, comparado com outros tipos de backup.

Vale a pena realizar um Backup Full?

Diante de todas as informações expostas acima, sobre o que é um Backup Full, suas vantagens e desvantagens, você deve estar se perguntando: Será que vale a pena realizar um Backup Full? E a resposta é sim.

Pois, é importante deixarmos claro que a primeira cópia de segurança sempre deve ser a do backup completo. Após isso, pode ser realizado outros tipos de backup. Mas, por que isso? A resposta é simples, realizando o backup completo, você consegue garantir que todas as suas informações estarão salvas e disponíveis em casos de algum desastre tecnológico.

Portanto, a melhor forma de utilizar um backup full em sua empresa, é criando uma política de backup. Programe cronogramas semanais para a realização desses backup, dessa forma, você conseguirá obter melhores resultados em relação a rotina de proteção de dados.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Acesse também nosso post Como o Backup em Nuvem impacta na redução de custos das empresas?

Compartilhar

1 thought on “Backup Full: Cópia completa de todos os seus arquivos

  • Sem dúvida, realizar constantemente o Backup dos arquivos de uma empresa é primordial para garantir maior segurança das informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *