Backup Diferencial: Será que ele é o indicado para a sua empresa?

Backup Diferencial: Será que ele é o indicado para a sua empresa?

Muitas pessoas acham que fazer backup é algo simples, basta somente copiar e colar os arquivos e dados de uma pasta para a outra e está tudo certo. Porém, sabemos que não é assim. Afinal, possuir uma estratégia de backup faz toda a diferença. É essencial conhecer os tipos de backup existentes, para assim aplicar o certo em sua organização. Dessa forma, neste post falaremos do Backup Diferencial.

O que é um Backup Diferencial?

O Backup Diferencial é uma maneira prática de realizar cópia apenas de arquivos ou pastas individuais que sofrem alterações todos os dias na sua rotina de trabalho.

O primeiro Backup Diferencial é realizado depois de um Backup Full (completo). Após isso, cada backup diferencial compara o conteúdo a ser copiado com o último backup full e copia todas as alterações realizadas. Por exemplo, você realiza um backup full de tudo o que você tem no seu dispositivo, caso acrescente novos dados e informações, você não precisa realizar outro backup full novamente, irá realizar um Backup Diferencial. Ou seja, esse tipo de backup só irá acontecer depois de um backup full ou de um outro backup diferencial.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Os Backups Diferenciais possuem grande destaque quando se trata do tempo de sua realização. Pois, eles são mais rápidos que o backup full. Afinal, há uma quantidade menor de dados e informações para serem copiados. E falando em quantidades, o seu espaço de armazenamento também acaba se tornando uma vantagem, já que é utilizado menos espaço comparando com o Full.

Já as desvantagens, é que o consumo de armazenamento não é tão eficaz a longo prazo comparado com o Incremental. Pois, cada backup diferencial irá copiar as alterações subsequentes após a inicial, o que acaba causando dados duplicados em cada cópia das seguintes execuções diferenciais. Outra desvantagem é o tempo de recuperação comparado com o Backup Incremental.

Vale a pena realizar?

Sabemos que escolher o tipo certo de backup para seu negócio é imprescindível, mas você sabe porque deveria escolher o modelo diferencial para sua empresa? É o que veremos abaixo:

Esse modelo é recomendado quando o banco de dados tende a crescer, chegando em alguns GB (gigabytes) em meses. Ou seja, as empresas de portes médios ou grandes precisam de maiores armazenamentos, muitas vezes optam até pelo serviço de armazenamento em nuvem. Sendo assim, um backup full semanal, acompanhado de um diferencial diário pode resolver a necessidade do negócio.

Portanto, de qualquer forma sempre aconselhamos procurar uma empresa especializada, pois ela irá fornecer toda a análise do ambiente, indicando o tipo de backup certo para você. Dessa forma, com todas essa informações, você já consegue identificar o que é e a diferença de um backup para outro.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Compartilhar

2 thoughts on “Backup Diferencial: Será que ele é o indicado para a sua empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *