Backup Incremental: Entenda porque pode ser a solução ideal para você

Backup Incremental: Entenda porque pode ser a solução ideal para você

Sabemos que utilizar um backup em nosso dia a dia é essencial para a segurança dos documentos e dados. Afinal, caso aconteça algum incidente você terá uma cópia com fácil acesso de todos esses dados. Porém, é importante ressaltar que a escolha certa do tipo de backup faz toda a diferença para sua empresa. Dessa forma, neste post falaremos do Backup Incremental. 

O que é Backup Incremental? 

O Backup Incremental é bem semelhante com o Backup Diferencial. Pois, um Backup full (completo) é realizado inicialmente e nos próximos backups são copiados somente os dados que sofreram alterações ou que foram criados desde o último Backup. Ou seja, ele pode ser realizado após um Backup Full, Backup Diferencial, ou até um Backup Incremental.

Por exemplo, se você fizer um backup incremental na terça-feira, fará apenas dos dados que sofreram alguma alteração desde o backup incremental na segunda-feira.

Qual a vantagem e desvantagem? 

A maior vantagem de utilizar esse modelo é que o processo de cópia é bem mais rápido comparado com o Backup Full. Além disso, por copiar somente os arquivos alterados ou novos, ocupa menos espaço. Comparando com o Diferencial o backup incremental irá economizar seu espaço melhor. Por isso, essa é a principal razão que muitas pessoas acabam optando por esse tipo de backup.

Porém, por outro lado a sua maior desvantagem é o tempo de restauração. Para que haja a recuperação dos arquivos, é necessário restaurar o último Backup Full e seus backups subsequentes. Ou seja, dessa forma você acaba correndo risco. Pois, caso um dos arquivos incrementais apresente problemas toda a restauração estará comprometida. 

Qual a melhor opção para seu negócio? 

Agora que explicamos o que é um Backup Incremental, qual a sua vantagem e desvantagem, você deve estar se perguntando: “Será que ele é a melhor opção para a minha empresa?” E é isso que iremos esclarecer agora. 

Esse modelo é indicado quando o banco de dados tem tendência a crescer. Ou seja, as empresas de porte médio e grande precisam de maiores armazenamentos, muitas vezes optam até pelo serviço de armazenamento em nuvem. Sendo assim, um backup full semanal, acompanhado de um diferencial diário pode resolver a necessidade do negócio.

Portanto, sempre aconselhamos consultar uma empresa especializada. Pois, ela irá fornecer toda a análise do ambiente, indicando o tipo de backup certo para sua necessidade. Dessa forma, ficou claro para você o que é um backup incremental? E o que diferencia ele dos outros modelos?

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário e interaja conosco.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *