O trabalho home office (escritório em casa) já foi desejo de muitas pessoas, mas com a pandemia do Coronavírus (COVID-19) esse desejo tem se tornado real. Afinal, com esse momento trágico que estamos vivendo, a rotina da sociedade vem sendo modificada radicalmente. Infelizmente muitas profissões não tem a opção de adotar e se ajustar em um home office. E alguns tipos de negócios que podem adotar essa nova forma de trabalho vem sofrendo algumas dificuldades em migrar de canais físicos para o ambiente de trabalho remoto. Pensando nisso, neste post viemos esclarecer e dar algumas dicas para você manter a sua rotina de trabalho.
O que é Home Office?
O termo pode ser traduzido para “escritório em casa”. Trata-se de pessoas que conseguem realizar o seu serviço, sem sair de casa. Ou seja, consegue trabalhar longe do seu escritório/empresa. O Home Office, pode ser definido como a prática de trabalhar em casa. No qual, vem sendo adotado por milhares de empresas pelo mundo como medida de prevenção ao novo coronavírus, evitando assim um possível contágio entre os funcionários.
Porém, o trabalho em Home Office exige, além de foco para manter a produtividade, um bom computador, programas específicos e ferramentas para que você possa manter contato com a equipe e realizar as mesmas tarefas que fazia se tivesse na empresa. Inclusive durante essa pandemia do COVID-19 empresas como Microsoft e Google liberaram gratuitamente ferramentas de comunicação à distância.
O Google liberou até 1º de Julho diversos recursos avançados do Hangouts Meet, aplicativo empresarial para comunicação. Os usuários do G Suite e G Suite for Education poderão, durante esse período, realizar videochamadas com até 250 pessoas sem pagar nada. Já a Microsoft liberou o uso gratuito por 06 meses do Microsoft Teams, serviço corporativo premium de mensagens, e aumentou o limite de usuários.
Dicas para trabalhar em home office
Existem diversas metodologias, boas práticas e estratégias que você pode seguir para manter um nível de produtividade enquanto estiver em home office. Veremos isso abaixo:
1º – Defina seu espaço de trabalho
Nossa primeira dica é a principal para iniciar um trabalho home office. Você precisa estabelecer qual será o seu espaço de trabalho. Este local precisa suportar suas atividades. Ou seja, é necessário que tenha uma mesa para seu computador ou notebook e uma conexão à internet. É muito importante evitar que seu local de trabalho fique em áreas comuns de sua casa. Como por exemplo, sala, cozinha, onde tenha barulhos de televisão ou de outras pessoas. Dessa forma, você consegue evitar possíveis distrações.
2º Estabeleça uma rotina
É preciso estabelecer uma rotina que seja mais próxima possível que a sua rotina normal. Isso começa pelo horário de trabalho que deve estar bem definido. Afinal, é importante manter sua produtividade, sem que seja necessário fazer horas extras. Além disso, é importante respeitar os intervalos também, como o horário de almoço por exemplo.
Para isso, indicamos usar metodologias como a Técnica Pomodoro, que envolve dividir seu trabalho em ciclos de 25 minutos, com descansos de 5 minutos entre cada ciclo. Ao término de 4 ciclos, faça uma pausa maior de 15 a 30 minutos.
Dessa forma, são técnicas que aumentam a sua produtividade, melhora sua concentração, ajuda a estimar e planejar melhor seu tempo, melhorando também muitas vezes na procrastinação de seus afazeres, já que você vai dedicar 100% do seu foco em cada 25 minutos. E os 5 minutos de descanso é necessário para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental. Vale ressaltar, que o tempo de 25 min e 5 min de descanso são os sugeridos no método clássico da técnica de pomodoro. Nada impede que você encontre o seu próprio equilíbrio e período de descanso ideal.
3º Mantenha uma boa postura
É muito importante, tentar configurar um ambiente próximo ao do dia a dia, evitando trabalhar no sofá, na cama ou até mesmo de pijama. A ideia do trabalho em home office é focar na produtividade para que o funcionário consiga render tanto quanto se estivesse na empresa.
4º Tenha uma conexão estável
Pode parecer uma dica óbvia, mas para fazer o home office funcionar de verdade, você precisa possuir uma boa conexão com a internet, tanto para realizar acessos nas ferramentas necessárias para executar suas atividades, como para manter-se conectado aos integrantes de sua equipe.
Afinal, uma conexão instável poderá fazer você perder um grande tempo de trabalho e além disso acaba tirando sua concentração diminuindo sua produtividade.
5º Foque nos benefícios
Trabalhar em casa não precisa ser uma tarefa difícil, frustrante e cansativa. Seja por necessidade ou por opção. Dessa forma, foque nos benefícios de poder executar suas tarefas durante o home office e lembre-se que isso é algo que poderá ajudá-lo a manter seu negócio ou seu emprego vivo mesmo durante situações adversas, como a própria pandemia do coronavírus.
Portanto, está preparado para trabalhar em home office?
Esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado a auxiliar o que é o home office, e como podemos trabalhar, mantendo nossa produtividade durante esse período terrível que o mundo vem vivenciando.
Vale ressaltar que a Mgtek, estará sempre ao seu dispor. Prontamente para ajudar e auxiliar no que for preciso.
Gostou do nosso post? Deixei seu comentário abaixo.