Google Docs e Word: O que essas duas ferramentas têm em comum?

Google Docs e Word: O que essas duas ferramentas têm em comum?

Conforme vimos no último post, muitas pessoas comparam bastante o G Suite com o Pacote Office, nele explicamos a diferença dessas duas ferramentas. Pensando nisso, neste post vamos falar dos aplicativos que essas duas ferramentas possuem. O tema escolhido foi Google Docs e Word, vamos ver o que elas têm em comum.

O que é Google Docs?

Google Documentos, é uma ferramenta que faz parte do G Suite. Tem como função criar, editar e visualizar documentos de texto. Além disso, é possível realizar o compartilhamento desses documentos com amigos ou contatos profissionais. Google Docs, é uma ferramenta muito eficiente, pois ele vem acompanhado de diversas vantagens, com muita tecnologia e um suporte incrível para quem precisa trabalhar em conjunto.

Uma das características dessa ferramenta é que várias pessoas conseguem trabalhar ao mesmo tempo no mesmo documento. Pois, ele possui a opção de compartilhar aquele documento/arquivo com alguém. E você ainda pode escolher se essas pessoas com quem você irá compartilhar, pode somente visualizar, comentar ou editar.

O que é Word?

Word é uma ferramenta de processamento de textos integrada dentro do pacote Office da Microsoft. Tem como função realizar a escrita de textos independente de sua finalidade. Seja para área acadêmica, profissional, social…

Possui uma ampla opção para realizar as modificações de texto. Desde o tipo de fonte, até ao layout da página. Além disso, você tem a opção de inserir, gráficos, imagens, arquivos multimídia de som e vídeo. No entanto, também é possível salvar os documentos em diversos formatos. Seja eles, em XML, XPS, e PDF.

O que possuem em comum?

Sabemos que as duas ferramentas são bastante similar, já que ambas emitem a mesma função. Mas qual é a diferença entre elas, será que possuem realmente bastante funções em comum? É o que veremos abaixo:

O grande destaque das atuais ferramentas de nuvem está nos recursos colaborativos. E isso é uma coisa que essas duas ferramentas possuem em comum. Dessa forma, não é mais necessário enviar e receber anexos via e-mail, já que é possível que todos os profissionais acessem o mesmo arquivo em tempo real.

Sendo assim, as duas ferramentas são muito eficientes e bastante colaborativas, possuindo diversas características semelhantes. Por exemplo, ambos salvam as alterações à medida que elas são feitas e permitem editar o arquivo junto com outros usuários em tempo real. Possuem também a opção de inserir comentários ao longo do texto, o que facilita bastante na hora da edição de documentos em grupo.

Outra semelhança desses editores de texto, é que eles apresentam algumas limitações quando se trata de alguns recursos mais avançados. Por exemplo, não é possível usar plug-ins que desempenham funções específicas, como adicionar referências bibliográficas de forma automática.

Portanto, de modo geral, os dois editores desempenham a mesma função de maneira eficiente. A decisão entre eles sobre qual é melhor vai de acordo com as suas necessidades.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *