Solução Firewall: A garantia de uma rede segura

Atualmente, é cada vez maior a importância da solução firewall para a segurança dos seus dados. Visto que cresce as ameaças às redes e aos computadores todos os dias. Por certo, a constante exposição dos usuários, nas redes virtuais, gerou um ambiente propício para os ataques cibernéticos.

Em busca de soluções eficientes, o uso do firewall cresce por ter a função de monitorar o tráfego da rede. Ou seja, a entrada e saída de dados e permitir ou, então, bloquear a passagem de conteúdo malicioso.

Continue lendo esse artigo para entender como o firewall funciona e seus tipos principais. Bem como a melhor maneira de escolher o mais adequado para a sua empresa. Além de conhecer as principais vantagens de ter um firewall para usar no seu ambiente corporativo. 

O que é e para que serve a solução firewall?

Saiba que a solução firewall é um dispositivo de segurança que tem a função de monitorar o tráfego de rede de entrada e saída de dados. A partir desse controle permite ou bloquea o fluxo desses dados por julgar que se trata de um conteúdo malicioso.

Sem dúvida, o firewall funciona como um filtro entre um dispositivo com a rede externa ou conexão com a internet. Por isso, oferece proteção para assegurar a integridade dos dados, bem como a sua confidencialidade.

Para monitorar o tráfego da rede, o firewall segue um conjunto de regras ou instruções definidas. Nesse sentido, pode executar um controle mais rígido ou mais flexível, de acordo com as políticas da empresa. Sem dúvida, estas políticas estão relacionadas com diversos fatores, tais como:

  • Características do sistema operacional;
  • Estrutura da rede;
  • Necessidade específica de proteção;
  • Critérios do administrador e responsável pela rede.

Além disso, a barreira de proteção pode ser usada por meio de hardware ou de software, ou ainda incorporar as duas formas. 

Firewall em forma de softwares

Os sistemas operacionais já incorporam aplicações com função de uma solução firewall, que garante a segurança dos seus dados. Como também é possível usar computadores específicos para protegerem a rede, que fazem a filtragem do tráfego. 

Com essa alternativa, é possível criar regras mais específicas para a permissão e o bloqueio da entrada e saída de dados. Além disso, outra opção está nos filtros por portas e aplicativos, visto que o firewall monitora o acesso às portas. 

Firewall em forma de hardwares 

Esse tipo de firewall é mais usado em aplicações de negócios. Visto que são equipamentos específicos para esse fim. Por isso, a vantagem está em ser um hardware dedicado ao invés de compartilhar recursos com outros aplicativos.

Assim, o firewall torna-se mais rápido para tratar requisições e usar filtros de forma mais ágil. Além disso, muitos dos roteadores de rede domiciliar já têm incorporado um tipo de aplicação de firewall.

Conheça os tipos principais de solução firewall 

Existem três tipos principais de solução firewall, disponíveis no mercado, que são os seguintes:

De inspeção de estado

O firewall  de inspeção de estado é o mais comum. De fato, é também conhecido como firewall tradicional. Para monitorar o tráfego de dados usa de critérios técnicos, tais como: estados e portas específicas ou protocolos.

Além de seguir os critérios técnicos definidos pelo administrador, o firewall também age de forma autônoma com base nas interações anteriores. Por exemplo: os tipos de tráfegos que provocaram interrupções no passado, serão filtrados no futuro.

De Proxy

Este tipo é muito semelhante a uma barreira real, ou seja, física. Pois, é um intermediário entre os computadores e as redes externas. De fato, examina os dados recebidos antes de permitir ou bloquear a passagem para o usuário, com o que evita uma comunicação direta.

Sem dúvida, oferece recursos adicionais, tais como: armazenamento em cache e segurança de conteúdo. Desse modo, consegue impedir conexões feitas de fora da rede. Contudo, tem a desvantagem de interferir em dados que não são maliciosos, o que gera atraso no processo.

De Próxima geração 

Este tipo de solução firewall NGFW funciona a partir da combinação entre os sistemas de prevenção de invasões de rede e os recursos de um firewall tradicional. Desse modo, verifica riscos específicos em nível mais detalhado. Além de usar recursos a mais do que os do padrão de firewall, que são:

  • Identifica e monitora aplicações para detectar e bloquear aplicativos nocivos;
  • Usa técnicas para lidar com ameaças à segurança em evolução;
  • Faz a atualização de caminhos para incluir feeds futuros de informação;
  • Consegue prevenir a invasão integrada.

É interessante, que existe um NGFW mais avançado, que tem o seu foco em ameaças. Por isso, é capaz de detectar e remediar essas ameaças. Como também identifica atividades evasivas e suspeitas, com o que facilita a administração do ambiente. 

Além de oferecer uma visão mais ampla da situação, consegue responder aos ataques cibernéticos com muito mais rapidez. Pois, usa os recursos de automação de segurança inteligente.   

Veja as vantagens de usar uma solução firewall na sua empresa 

Saiba que a adoção de uma solução firewall, para a segurança dos dados, gera inúmeras vantagens, sendo as seguintes:

1.º – Garantir uma conexão por 24 horas, com o que oferece ao usuário o suporte e monitoramento constante; 

2.º – Não necessitar de diferentes equipamentos para operar, além de otimizar os recursos de banda larga;

3.º – Aumentar o controle da empresa sobre o acesso dos funcionários às redes sociais e sites de entretenimento, com o que melhora a produtividade no ambiente de trabalho;

4.º – Permitir o controle de acesso aos dados confidenciais da empresa. Isso porque é possível especificar os funcionários com autorização para acessar os dados.

Como escolher o firewall mais adequado para a sua empresa 

Para escolher a melhor solução firewall para a sua empresa, é preciso ter em vista alguns pontos essenciais. Visto que estão voltados para as necessidades e circunstâncias dos negócios. Além de atender as demandas específicas de cada empresa.

Desse modo, é preciso avaliar se o mais apropriado é um firewall de software ou de hardware. Bem como se o tipo que atende a empresa é mais simples ou mais complexo. Além disso, o suporte técnico é um elemento essencial para uma escolha assertiva.

Visto que de nada adianta o melhor firewall para o seu ambiente corporativo, se o suporte técnico não é de qualidade e nem atende às suas necessidades.

Sem dúvida, a melhor forma de proceder a escolha de uma solução firewall é contar com a ajuda de uma empresa especialista no assunto. Pois, além de resolver as suas dúvidas, permite que faça alguns testes para ter uma experiência com a solução oferecida. 

Sem dúvida, é uma facilidade a mais e permite conhecer a ferramenta em detalhes, bem como as suas funcionalidades.

Clique aqui e faça já o seu teste para conhecer mais sobre o firewall. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *