Transformação Digital: Saiba o que é e quais seus impactos no mercado

Transformação Digital: Saiba o que é e quais seus impactos no mercado

Sabemos que todas as empresas estão passando por um grande processo de transformação digital, já que a tecnologia está cada vez mais avançada. Afinal, há um tempo atrás se você queria comprar algo, precisava ir até uma loja. Já hoje em dia com um simples comando, é possível receber o que precisa na porta da sua casa. Sendo assim, no post abaixo mostraremos o que é transformação digital e quais são seus impactos.

O que é Transformação Digital?

É um processo essencial para a tecnologia. Afinal, com ela as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. Ou seja, pode se dizer que é uma mudança estrutural nas organizações.

Fazer uma transformação digital significa nada mais que reformular os processos da sua empresa. Absorvendo uma cultura digital com o objetivo de ganhar produtividade. Dessa forma, é necessário fazer mudanças estruturais na empresa, colocando a tecnologia como elemento central.

Porém, vale ressaltar que a transformação digital não trata da empresa possuir um site, página no Facebook, armazenamento em nuvem, entre outros. A empresa precisa estar sempre em busca de uma inovação.

Por que investir em Transformação Digital?

Melhorar a experiência do cliente

A Transformação Digital ajuda a focar na experiência do cliente, já que hoje é um grande diferencial para empresas.

Na prática, a Transformação Digital permite segmentar melhor o público. Abordando de forma personalizada e mais satisfatória. Fazendo ofertas bem direcionadas.

Também é importante para saber o que as pessoas estão falando da sua empresa. Por meio do monitoramento nas diversas redes online. Dessa forma, você consegue feedbacks para fazer melhorias.

Processos operacionais mais eficientes

A Transformação Digital permite melhorar os processos internos. Tornando mais simples e eficientes. Isso motiva a equipe, na qual deixa de gastar energia com atividades desnecessárias e ganha mais produtividade.

Uma forma da sua empresa fazer parte da Transformação Digital é mudando processos offline para processos digitais.

Por exemplo: Em vez de marcar reuniões constantes, é possível capacitar os funcionários para que utilizem ferramentas de gestão de processos. No qual, tornam tudo mais rápido e eficiente.

Impacto da transformação digital na sociedade

É essencial compreender o profundo impacto que a transformação digital tem sobre a sociedade. Dessa forma, a partir dessa conclusão, se torna mais claro o valor de inserir programas de mudança nas empresas.

Mas como esse impacto acontece? É simples, pense em como o uso da tecnologia vem transformando as nossas vidas a cada dia.

As coisas ficaram mais rápidas, o volume de informações é muito maior que antes, e não para de aumentar.

Tudo isso faz com que as pessoas estejam mais distraídas e exigentes do que nunca. Sendo assim, essa é a primeira mudança: há uma clara alteração de comportamento.

Pensando no ponto de vista de serviços públicos, como no caso de hospitais, autoridades policiais e bombeiros, isso significa mais vidas salvas graças à tecnologia.

Por outro lado, surgem desafios novos como transtornos ligados ao não preparo das empresas em relação às reclamações de clientes e o ato de digitalizar sem preocupar com a experiência do usuário ao longo do processo de compra.

Com a evolução da tecnologia, surgem tanto novas soluções quanto problemas que precisam de atenção, o que obriga as empresas a se adaptar para suprir as demandas da sociedade.

Portanto, a transformação digital é um conceito complexo, que precisa partir do topo e se espalhar por todas as decisões estratégicas e processos da empresa. Dessa forma, não perca mais tempo e comece a praticar em sua empresa.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Acesse também o post Operações de TI: Veja os benefícios de possuir na sua empresa.

Compartilhar

1 thought on “Transformação Digital: Saiba o que é e quais seus impactos no mercado

  • Muito bom o conteúdo! Transformação Digital é uma provocação direto à nossa mentalidade, nossa forma de enxergar as inovações e tecnologias como oportunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *