Backup x Plano de Recuperação: Entenda qual a diferença entre eles

Backup x Plano de Recuperação: Entenda qual a diferença entre eles.

Para garantir os dados da sua empresa, somente realizar o backup pode não ser o suficiente. É necessário buscar soluções que irão complementar o backup. Claro que o backup é fundamental para proteger as informações que a empresa cria e compartilha diariamente. Porém, contar com um bom plano de recuperação de desastre faz toda a diferença. Dessa forma, você sabe qual a diferença entre Backup x Plano de Recuperação? É o que veremos no post.

O que é Backup?

Backup é uma solução que permite à empresa manter seus dados salvos. Ou seja, o backup pode ser usado por meio de equipamentos físicos e processos manuais. Como os HD externo, por exemplo. Ou pode investir em uma tecnologia com custo-benefício e níveis de proteção mais interessantes, como o backup online.

Sendo assim, se o backup for realizado, vai garantir que a empresa consiga recuperar informações importantes, caso algum problema aconteça. Como falhas nos equipamentos, ataques cibernéticos por hackers, entre outros.

O que é Plano de Recuperação de Desastre?

O Plano de Recuperação de Desastre trata-se de um documento que apresenta estratégias e medidas para que a empresa consiga lidar com algum desastre. Quando se trata de gestão de crises, seu objetivo é apresentar um tipo de guia para diminuir riscos e aumentar a eficiência de toda equipe. Dessa forma, sua empresa consegue resolver os problemas o quanto antes, evitando que esses problemas se agravem.

Ou seja, a ideia é que o backup seja usado como prevenção e não como uma emergência. Veja mais informações no post Plano de Recuperação de Desastre: Saiba o que é e qual sua utilidade.

Backup x Plano de Recuperação de Desastre

A essa altura, o plano de recuperação de desastre pode parecer complicado demais e talvez até desnecessário. Afinal, se o backup permite a recuperação de dados, sua empresa já tem meios para lidar com qualquer problema, certo?

Isso é o que muitas pessoas pensam, mas na verdade não é bem assim. A formação do plano permite que a empresa conheça melhor suas fraquezas e riscos. E saiba como evitar ou resolver cada situação. Dessa forma, uma rotina de backup bem definida permite que a empresa recupere os dados.

Portanto, é importante considerar outros prejuízos para a segurança de uma empresa. Principalmente, quando se trata da falta de estratégias de defesa e de recuperação. Sua imagem também está em jogo e, por isso, é importante contar com outras soluções e aumentar seus níveis de proteção.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *