Cabeamento Estruturado: Importância dentro da sua empresa.

Cabeamento estruturado na sua empresa

Você já ouviu falar em Cabeamento Estruturado? Sabe o que é? E para que serve? Se você é proprietário de alguma empresa com sistemas e redes internas, provavelmente já deve ter ocorrido algum problema relacionado a instalações e cabeamentos. Para que você possa entender um pouco melhor sobre esse assunto, neste post vamos falar sobre o Cabeamento Estruturado.

O que é um Cabeamento Estruturado?

É um modo de padronizar qualquer tipo de rede, seja ela telefonia, internet, dados e voz, entre outras. De uma maneira mais exemplificada, é toda a parte de cabos e instalações que existe em uma empresa. Mas para ser considerado um cabeamento estruturado, é preciso que essas instalações e características sigam um padrão certo.

Em uma empresa, sabemos que as organizações enfrentam mudanças frequentes, às quais na maioria das vezes, acabam afetando os funcionários e os serviços que executam. O sistema de cabeamento estruturado é planejado para conter as diversas mudanças e alterações. Além disso, em uma nova estruturação de rede, um sistema de cabeamento evita que você perca tempo de trabalho.

Quando surgiu?

Esse método de organização surgiu em 1980, e já em 1990, evoluiu intensamente. Foi necessário criar normas para que os procedimentos, cabos e conectores fossem padronizados. Atualmente, o contexto de negócios exige tecnologia de informação avançada, pois através da utilização dessa tecnologia, os negócios podem ser agilizados. Além disso, a capacidade de permitir que a informação seja compartilhada, ou transmitida através de uma rede, transformou o computador em um objeto ainda mais indispensável.

Como deve ser essa implantação em uma empresa?

A implantação do cabeamento estruturado deve ser realizada com equipamentos de primeira linha. Além de um desempenho seguro, ágil e confiável na transmissão de dados, voz e imagem. Além disso, há algumas características, entre elas está a diminuição de custos com novas instalações, facilidade nas mudanças de ramais telefônicos e outros cabos, circulação de dados livres sem congestionamentos de rede, entre diversas outras.

As principais características de um sistema consistem em um conjunto de peças de conectividades. Por ser um sistema que integra meios de transmissão, os produtos utilizados devem garantir a conectividade entre os dispositivos existentes.

Dessa forma, visto o que é o Cabeamento e a sua utilidade, esperamos ter ajudado você a entender a importância que ele serve para as empresas. Gostou do post? Entre no nosso site e confira as soluções que a MGTEK oferece.

Confira também Licença de Software: O que é? E para que serve?

Compartilhar

1 thought on “Cabeamento Estruturado: Importância dentro da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *