Licença de Software: O que é? E para que serve?

Licenciamento de software a sua melhor escolha

Licença de Software, você sabe o que é? E como ela funciona? Neste post vamos estar explicando e ressaltando a importância que ela tem.

Licença de Software é o que define a autorização para a utilização ou a restrição de determinadas ações feitas no software. Por exemplo, quando uma empresa adquire licenças, ela irá receber autorização para usá- lo, o modo pelo qual pode ser usado é determinado pelo contrato de licença, no qual, os consumidores devem concordar com os termos deste contrato quando usarem o Software.

Mas o que seria esse contrato de licença?

O contrato de licença determina se o software pode ser instalado em mais de um dispositivo, estabelece se a licença é permanente ou não, entre outros. Além disso, o consumidor deve aceitar o contrato de licença quando adquire e instala um software para poder usá-lo legalmente.

E qual a validade?

A validade de uma licença depende do contrato, onde ela pode ser permanente ou não. Licenças permanentes são válidas a todo tempo, enquanto o software estiver em uso. Licenças não permanentes ou de assinatura, são temporárias, dá o direito de uso do produto até o fim do prazo específico, de acordo com o contrato.

Tipos de licenças de software

Existem vários tipos de licenças de software. Entre elas temos as que consistem pelo número de usuários e outras que baseiam-se no número de máquinas. O licenciamento por quantidade de usuários é o mais comum para as empresas, entretanto ele pode ser utilizado para todas as pessoas de um ambiente (filial, matriz, etc).

Algumas empresas não dão muita importância para as licenças de software, muitas vezes não entendem como funcionam. E por achar caro o software original, preferem não investir, o que pode ser um erro. Muitas vezes, a licença é para um único usuário e elas acabam fazendo instalações em vários computadores. Ou até mesmo, usando uma cópia que não seja original. Portanto, isso pode resultar em vários problemas,  tendo como exemplo uma acusação de apropriação indevida, acesso a informações sigilosas e até mesmo a falta de atualização e suporte.

Cuidados antes de adquirir uma licença

Por isso a importância de ter o sistema original, além de evitar problemas, garante a segurança das suas informações. Vale ressaltar também alguns cuidados antes de adquirir um software. Quantas pessoas vão usá-lo? Quantos computadores serão instalados? É sempre bom prestar atenção nessas perguntas, para evitar qualquer tipo de complicação mais tarde.

Portanto, entendeu o que é e a importância que uma licença de software tem? Desse modo, convido você para conferir em nosso site as licenças Office 365 e Windows 10 que a MGTEK oferece. Uma combinação perfeita para aumentar sua produtividade, na qual você pode trabalhar onde for mais conveniente.

Confira também Cabeamento Estruturado: Importância dentro da sua empresa.

Compartilhar

2 thoughts on “Licença de Software: O que é? E para que serve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *