Atualmente vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, no qual a tecnologia e inovação vem tomando conta dos ambientes. E no setor de recursos humanos, não é diferente. Pois, a demanda pela formação de equipes digitais estão aumentando. Dessa forma, é sempre importante que os gestores das empresas invistam em ferramentas que possam potencializar a comunicação interna, visando diminuir as rotatividades das empresas, aumentando a produtividade e o engajamento dos colaboradores.
Existem diversos meios para melhorar essa comunicação. Por exemplo, além de campanhas institucionais, grupos no WhatsApp, possuem novos processos e ferramentas digitais que tem se destacado quando se trata de comunicação interna. Pois, percebemos que as substituições com o uso da tecnologia está cada vez mais comum. Essas substituições refletem muito com as necessidades dos funcionários que atuam hoje no mercado de trabalho. Por exemplo, há algum tempo atrás, a comunicação interna dentro das empresas era feita somente através de murais de recados, informativos impressos, vídeos institucionais, entre outros… Hoje em dia, as ferramentas digitais está substituindo muito desses instrumentos.
Afinal, o que é uma ferramenta digital?
Ferramentas digitais são softwares que desempenham determinadas funções necessárias para a execução de tarefas em um ambiente corporativo, proporcionando a melhoria de produtividade da empresa. Em outras palavras, podemos dizer que ferramenta digital é tudo aquilo que é utilizado para que haja uma comunicação entre uma pessoa e o computador. Possui como intuito facilitar a comunicação, deixando mais flexível, eficiente e ampliando o engajamento dos colaboradores.
Acesse nosso post Ferramentas Digitais: Solução para um ambiente de trabalho colaborativo e veja as vantagens de possuir essas ferramentas em sua empresa.
Ferramentas do G Suite para melhorar a Comunicação Interna
Para melhorar a comunicação interna além de estratégias elaboradas, é necessário utilizar as ferramentas certas. No qual, irá ampliar o diálogo entre os colaboradores, a transparência e a cooperação. Dessa forma, é sempre importante buscar canais e instrumentos que irão suprir a necessidade e que acima de tudo seja seguro. Sendo assim, vamos verificar abaixo algumas ferramentas do G Suite.
Hangouts
Sabemos que o diálogo entre os funcionários e gestores é um fator determinante para a comunicação interna. Dessa forma, o Hangouts é uma ótima solução. Ele funciona como um chat integrado ao e-mail profissional. Possui muitas vantagens, pois é possível realizar a unificação dos canais para troca de mensagens, assim reduz os ruídos e desencontros de informações, que muitas vezes pode ser causado por outro tipo de ferramenta ou redes sociais. Os usuários que utilizam o G Suite, possuem acesso ao Hangouts Chat sem custos adicionais.
Acesse nosso post Hangouts: Como utilizar essa Ferramenta do G Suite para saber mais informações.
Google Documentos
O Google documentos é semelhante ao Word da Microsoft. É uma ferramenta que tem a função de criar e editar documentos de textos. Porém, os colaboradores conseguem se comunicar dentro do próprio arquivo, além de conseguir fazer as edições e alterações ao mesmo tempo. Ou seja, esse sistema otimiza a troca de informações de forma colaborativa.
Acesse nosso post Google Documentos: Como utilizar essa Ferramenta do G Suite para saber mais informações.
Google Planilhas
O Google Planilhas é semelhante ao Excel da Microsoft. É uma ferramenta utilizada no dia a dia de muitas pessoas para organização pessoal e no trabalho. Ela pode ser usada para elaborar orçamentos financeiros, listas para gestão de tarefas com seus devidos prazos, quadros de horários, enfim elas possuem diversas utilidades. É importante ressaltar que como o Google Documentos, o Google Planilhas também permite se comunicar dentro do próprio arquivo e fazer as edições e alterações ao mesmo tempo.
Acesse nosso post Planilhas Google: Como utilizar essa ferramenta do G Suite para saber mais informações.
Google Drive
Google Drive é a parte do Google G Suite, o ecossistema de aplicativos que o Google desenvolveu. No qual é responsável por manter seus arquivos sincronizados entre diferentes máquinas, permitindo o armazenamento de arquivos no Google. Ou seja, é uma ferramenta mais avançada, onde é permitido armazenar fotos, vídeos, documentos, planilhas e arquivos, entre várias outras coisas.
Além disso, você pode acessar quando quiser, tendo a opção também de poder compartilhar tudo o que se encontra dentro do Drive com os seus amigos ou colegas de trabalho. Através da conta do Google. Desse modo, além de poder decidir com quem irá compartilhar, você ainda pode decidir o nível de permissão de cada pessoa. Escolhendo quem irá apenas visualizar, editar ou comentar em seus arquivos.
Ou seja, dessa forma você não precisa utilizar o e-mail por exemplo, para compartilhar os arquivos e documentos para os colaboradores. Com o G Suite os usuários se comunicam com mais agilidade. Podendo simplesmente compartilhar com os usuários desejados.
Acesse nosso post Google Drive: Como utilizar essa Ferramenta do G Suite para saber mais informações.
Portanto, o fato é que os processos de comunicação estão em constante evolução, dentro e fora das empresas, principalmente com o uso de dispositivos móveis e outras tecnologias de apoio. Como vimos, as ferramentas digitais além de ampliar o diálogo e a colaboração entre os funcionários, aumentam a produtividade e otimizam processos, melhorando ainda mais a comunicação interna dentro das empresas.
Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.