Planilhas Google: Como utilizar essa ferramenta do G Suite

Google Planilhas: Como utilizar essa ferramenta do G Suite

Não importa o tamanho de sua empresa, o G Suite com certeza tem uma ferramenta que vai melhorar a eficiência de seu negócio. Neste post veremos sobre Planilhas Google uma das ferramentas do G Suite.

O G Suite é a ferramenta de serviço da Google, no qual oferece diversos serviços para melhorar assim a produtividade da sua empresa. Como já visto no post G Suite: Descubra como ele pode impactar no seu negócio.

O que é a Planilhas Google? E para que serve?

Planilhas Google conhecido também como Google Sheets é uma das ferramentas que fazem parte do G Suite. São utilizados no dia a dia de muitas pessoas. Seja para organização pessoal, no trabalho e até mesmo nos estudos. Ela pode ser usada para elaborar orçamentos financeiros, listas para gestão de tarefas com seus devidos prazos, quadros de horários, enfim elas possuem diversas utilidades.

Quando falamos em planilhas, logo vem em mente o Excel da Microsoft, que durante muito tempo ele foi e ainda é utilizado por muitas pessoas. Mas, com o passar do tempo surgiram vários outros aplicativos e softwares de planilhas que estão cada vez ganhando mais espaço, principalmente aqueles online e gratuitos que não é necessário ter nenhum tipo de software instalado no computador. Um exemplo são as próprias planilhas do google.

Vantagens do Google Planilhas

As planilhas do google como citado acima, funcionam online, através do Google Drive. Elas possuem diversos recursos que facilitará o seu dia a dia. Dessa forma, veremos abaixo algumas vantagens que ela possui.

Possibilidade de realizar comentário

Além de permitir o compartilhamento das planilhas com diversos usuários que podem acessar ao mesmo tempo, ela ainda possibilita que esses usuários realizem comentários por toda a planilha, algo que facilita bastante na edição e colaboração entre todos.

Tabelas Dinâmicas

Tem por seu objetivo realizar cálculo dos números que contém na planilha transformando automaticamente em tabelas. Dessa forma, ainda é possível transformar essas tabelas em gráficos. Portanto, a utilização das tabelas dinâmicas oferecem mais funcionalidades para o usuário. Pois, é possível visualizar um grande volume de dados.

Imagens

Inserir imagens em planilhas não é nenhuma novidade. Porém, a planilhas google te dá a opção de obter um arquivo direto da web. Ou seja, a imagem será obtida online. Além disso, você ainda consegue definir as dimensão que ela deverá ser exibida.

Validação de dados

Essa funcionalidade impede que informações sejam inseridas de forma incorreta na sua planilha. Dessa forma, previne a entrada de dados incorretos e erros de digitação.

Segurança

Podemos citar como uma das vantagens a segurança em utilizar esta ferramenta. Seus dados ficam gravados na nuvem, e ainda são salvos automaticamente. O que facilita bastante, caso você esteja fazendo uma planilha e seu computador desligue do nada.

Portanto, existem diversas vantagens de utilizar o Google Planilhas. Pois, ele é uma excelente opção de ferramenta para você trabalhar os seus dados de uma forma dinâmica, eficiente e segura.

Gostou deste post? Deixe seu comentário e interaja conosco.

Acesse também o post Google Apresentações: Como utilizar essa ferramenta do G Suite.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *