DNS: Você sabe o que é? E como funciona esse recurso?

Sabemos que pode ser uma tarefa difícil para muitos gestores entender sobre o que é DNS, suas aplicações e como é seu funcionamento. Afinal, muitos deles dependem dessas informações para manterem-se atualizados na era da informação. Podemos dizer que são diversos aspectos importantes que fazem a conexão à Internet ser como ela é hoje. Dessa forma, abaixo veremos tudo sobre o que é DNS e qual a sua funcionalidade.

A sigla DNS (Domain Name System) que traduzindo, tem como significado Sistema de Nomes e Domínios. Trata-se de um sistema de nomenclatura, responsável por identificar serviços e demais recursos e protocolos utilizados durante uma conexão à Internet. O seu funcionamento é através de associação de registros inseridos no DNS a nomes de domínio.

Em outras palavras podemos dizer que o DNS é capaz de identificar um endereço de IP. Por exemplo, endereço no servidor de um site ou serviço. E a partir disso pode associar a um endereço mais amigável a um usuário que tenha intenção de acessá-lo. Vale lembrar que cada site possui seu próprio endereço de IP e o DNS usa a relação desse endereço com o domínio de um determinado site.

Vamos fazer uma explicação mais clara, se não existisse o DNS, os usuários em vez de acessar um site escrevendo o endereço desse site na barra do navegador. Precisam entrar com endereço de IP de seu site, algo como “165.225.26.57”.

Portanto, fica claro que não seria a forma mais prática de acessar um site. Afinal, já imaginou além de termos que decorar, telefone e documentos, ainda seria preciso saber toda a sequência de números do endereço de IP de seus sites favoritos, caso quisesse acessá-los.

O que é um servidor DNS?

Um servidor trata-se de um computador ou caso ele seja virtual pode ser definido como um software. Tem por objetivo armazenar dados e recursos para outros sistemas e dispositivos. Portanto, quando usamos o termo servidor DNS, estamos falando sobre o local físico ou virtual em que estão hospedadas as listas de endereço de IP e domínios de um provedor desses serviços.

Como é o seu funcionamento?

Podemos comparar o DNS com uma agenda, para facilitar a sua explicação. Afinal, um sistema de DNS armazena nela cada IP e sua associação a determinado nome de domínio. Quando um usuário digita o domínio de um site no navegador, realiza-se uma solicitação, conhecida como DNS Query.

Dessa forma, a partir dessa lista com nomes e números, busca-se no servidor qual o endereço do site (em IP) que utiliza aquele nome. E após os processos de verificação, chega-se até os arquivos do site baixados pelo navegador e realiza-se a sua leitura, dando acesso à página ao usuário que digitou o domínio.

Quem organiza os endereços DNS?

Existe uma organização sem fins lucrativos e que opera na regulamentação desses recursos. Essa é a ICANN — Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, ou Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet, em português.

Esse grupo é dos Estados Unidos e coordena há muito tempo a manutenção de diversos bancos de dados que armazenam nomes e números na Internet. A maior parte das operações desse grupo envolvem o DNS global utilizado na Internet mundial.

Porém, os domínios brasileiros, aqueles que terminam em ”.br” são de responsabilidade da NIC.BR (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR). Possui as mesmas funções do ICANN, mas apenas em território brasileiro.

Hierarquia do DNS

Já parou para pensar se todos os domínios e endereços de IP do mundo fossem armazenados em apenas um único servidor? Obviamente que o volume de tráfego iria ser gigante, e teríamos problemas sobre a disponibilidade do sistema. Sem contar a distância de determinados locais que dificultariam o acesso de tarefas simples, como realizar uma pesquisa no Google. Sendo assim, para evitar esses tipos de problemas, o processo de DNS obedece uma hierarquia, que facilita o tratamento e acesso dos dados de maneira regional, além de outras facilidades.

Os servidores DNS obedecem a uma sequência de diferentes tipos de servidores, cada um com suas características. Por exemplo: Servidores Raiz, Servidores de Domínio e Servidores de Autoridade.

Portanto, agora você já sabe o que é DNS e qual a sua importância. É importante destacar que o DNS além de poder deixar a navegação mais rápida, muitos servidores DNS oferecem detecção de sites falsos ou infectados, o que torna a sua navegação ainda mais segura.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *