Golpes Digitais: O seu computador está vulnerável a hackers?

Golpes Digitais: O seu computador está vulnerável a hackers?

Sabemos que infelizmente os golpes digitais já são bem comuns quando se trata de informática e tecnologias. Porém, devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus, os cibercriminosos têm intensificado ainda mais as práticas de golpes virtuais. Dessa forma, eles buscam explorar vulnerabilidades sociais e até emocionais dos usuários.

Os cibercriminosos têm utilizado diversas formas para conseguirem se beneficiar durante esse momento de fragilidade que o mundo está passando. São diversas as maneiras de golpes, entre elas:

Links falsos, com informações que não são verdadeiras. Muitas vezes encaminhada pelo WhatsApp, com informações supostas do Governo Federal sobre a atual situação da pandemia. Ou até mesmo prometendo máscaras, álcool em gel, entre outros. Dessa forma, os golpistas conseguem roubar seus dados e têm a possibilidade de acessar contas bancárias para realizar compras e transferências, por exemplo.

Foi divulgado uma reportagem no G1 SP uma ação ainda mais extrema dos bandidos durante a pandemia. Um número de telefone falso do hospital Albert Einstein foi divulgado em grupos de WhatsApp e em páginas na Web informando que iriam realizar um exame para detecção do Covid-19 em domicílio. Dessa forma, com os dados residenciais da coleta em mãos, os bandidos tentavam assaltar os pacientes. Resultando ao ponto do hospital precisar suspender os agendamentos pelo aplicativo.

Será que você e seus dispositivos estão protegidos?

Entre as boas práticas e as recomendações básicas para evitar de cair em golpes e ficar protegido, é sempre suspeitar de sites e aplicativos desconhecidos, principalmente se os mesmo forem encaminhados por e-mail, SMS e WhatsApp. É sempre importante verificar os endereços dos links. O usuário nunca deve informar seus dados pessoais em sites que são desconhecidos.

Utilização de ferramentas para proteção de Golpes Digitais em Home Office

Muitas empresas aderiram ao regime de isolamento social, e acabaram optando pelo famoso home office. Porém, os dispositivos domésticos de trabalhadores viraram alvo frequente de criminosos com a intenção de roubar informações corporativas. Dessa forma, existem diversos métodos para se proteger desses golpes.

01- Quando o assunto for trabalho, use seu e-mail corporativo

No período de home office, é importante utilizar o seu e-mail corporativo somente para assuntos profissionais. A Google informou que os funcionários colocam a empresa em grande risco quando utilizam contas e aparelhos pessoais para trabalhar. Já que as contas corporativas trazem recursos adicionais de segurança, garantindo assim o sigilo das informações privadas da empresa.

02- Utilizar aplicativos de segurança para realizar as Videoconferências

O Google Meet é um aplicativo de videoconferência da Google. Ele já vem com diversos controles de seguranças que estão habilitados. Dessa forma, garantem que as pessoas e as empresas estarão mais seguras em relação a invasão dos seus dados.

03- Mantenha seu sistema atualizado

É muito comum os sistemas e computadores ficarem vulneráveis por não possuírem os softwares atualizados. Sendo assim, para evitar falhas de segurança é necessários mantê-lo sempre atualizado.

04- Utilize Armazenamento em Nuvem

O Armazenamento em Nuvem é uma ótima solução para quem precisa armazenar os dados, mantendo eles seguros. Afinal, esse serviço permite que você insira na nuvem todos os seus arquivos e os tenha disponíveis em qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphones e tablets. Além de você possuir um acesso rápido, a nuvem ainda possui maior proteção dos dados, evitando ataques ao dispositivo.

05- Utilize um bom antivírus

Essa dica é essencial, mas muitos acham que não é necessário contar com esse tipo de programa. Seja um antivírus comum para o usuário ou, aqueles que são empresariais/corporativos, ter um antivírus é essencial para a proteção na rede.

Portanto, no post vimos a frequência com que tem aumentado os Golpes Digitais e as maneiras de como se proteger. Dessa forma, agora após ver as soluções, você pode evitar de sofrer um ataque, perdendo dados importantes da sua empresa.

Lembrando que a Mgtek está sempre disponível para prestar o auxílio necessário para melhorar a rotina do seu dia a dia.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário e interaja conosco.

Compartilhar

Apaixonada por tecnologia e inovação. Sempre buscando mais conhecimento e qualificação nessa área. Atualmente cursando Administração na Universidade do Planalto Catarinense. Possuo bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, pró-atividade e dedicação.