Internet lenta durante o isolamento social? Veja dicas para solucionar.

Internet lenta durante o isolamento social? Veja dicas para solucionar.

Por conta da pandemia do COVID-19 muitas pessoas tiveram que realizar o isolamento social, e adaptar suas atividades e rotinas do dia a dia em home office, seja para trabalhos ou estudos. O fato é que a maioria, senão todas, essas pessoas dependem de internet para realizar suas funções. Consecutivamente o número de tráfego de dados aumentou, causando lentidão e insatisfação dos usuários. Pensando nisso, neste post trouxemos algumas dicas básicas, porém, muito eficientes para você poder navegar com mais agilidade.

Como a internet fica sobrecarregada?

O sobrecarregamento da internet tem se tornado bem comum nas residências, isso ocorre por conta de que, se uma família por exemplo altera seu consumo durante o isolamento social, mas continua com a mesma quantidade de MB (Megabyte), é possível que sua internet não será suficiente para atender às suas demandas.

Dessa forma, a rede nacional da internet também é bem semelhante. Ou seja, a infraestrutura é limitada, se a demanda crescer muito, pode haver sobrecarga.

Como melhorar a sua utilização?

Apesar da culpa sobre a internet lenta não ser do consumidor, é possível realizar algumas medidas que podem ajudar a efetuar o acesso mais rápido. Veremos abaixo:

Realizar acordo com a família

Essa dica é muito viável quando possui diversas pessoas da família utilizando a internet e você precisa utilizar para trabalhar ou estudar. Principalmente em horários comerciais, onde costuma ter uma utilização maior. É importante realizar negociação para quando você estiver utilizando, outras pessoas da família evite de acessar serviços que consomem mais dados. Como por exemplo, netflix, youtube, entre outros.

Realizar conferências sem vídeos

Deixe para utilizar chamadas de vídeos somente quando for realmente muito necessário, já que as ligações somente por áudio consomem menos dados.

Suspenda a reprodução automática de vídeos nas redes sociais

Plataformas de redes sociais, como Instagram e Facebook por padrão já reproduz vídeos automaticamente conforme a navegação do usuário pela linha do tempo, o que acaba consumindo muita internet. Dessa forma, para evitar é só acessar as configurações das redes sociais e desabilitar a reprodução automática de vídeos.

Utilizar cabo Ethernet

Caso seu sinal de Wi-fi esteja fraco, uma opção bem útil é conectar o notebook direto por um cabo Ethernet, deixando de lado a rede sem fio. Dessa forma, isso fará com que a sua conexão fique mais rápida e estável.

Utilizar repetidores de sinal Wi-Fi

Se a sua residência é grande e seu roteador fica em um local não muito centralizado, fazendo com que a internet fique fraca em alguns pontos de sua casa, utilizar um repetidor é uma ótima opção. Dessa forma, o dispositivo permite que o sinal de Wi-fi chegue aos cômodos mais distantes com mais força.

Portanto, mostramos a você algumas dicas de como utilizar de forma mais rápida a internet. Sendo assim, você sabia que pode também testar a velocidade para comparar se está sendo a mesma velocidade que foi contratada? Para isso pode utilizar sites como Speed Test e Fast.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Acesse nosso post Roteador: Gerando conectividade com outros dispositivos.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *