Sabemos que hoje em dia a população está dependendo cada vez mais do ambiente digital. Com isso, vem trocando cada vez mais a maneira como as empresas fazem negócios e se relacionam no mercado. Sendo assim, para que as empresas entendam essas mudanças, é importante que a TI (Tecnologia da Informação) esteja alinhado com o negócio. Dessa forma, criar o ajuste significa ter um bom planejamento estratégico de TI. Portanto, você sabe o que é e para que serve?
O que é planejamento estratégico de TI?
É um processo para criar uma estratégia. Com o objetivo de usar a tecnologia da informação em uma empresa. Ou seja, é através do planejamento que é estruturada, sistematizada e organizada a estratégia de TI.
O planejamento estratégico de TI precisa estar alinhado com os valores e objetivos estratégicos da organização. Contar com esse planejamento ajuda criar valor para os clientes. Ou seja, garante que a tecnologia está sendo utilizada a favor da empresa.
Qual é a sua importância?
O planejamento estratégico surge para explorar todo o potencial que a área de TI oferece. Pois, todo esse processo do planejamento precisa de uma reflexão em relação às competências e habilidades da TI. Dessa forma, uma área de TI tem potencial para se tornar uma grande prestadora de serviço. Além disso, ela ainda pode agir como um agente de mudanças. E transformar a empresa através da tecnologia da informação. Já que ela é a área que mais conhece a organização.
Portanto, com o aumento na disponibilidade de informações, é mais fácil entender os desejos e as necessidades dos consumidores. Sendo assim, as empresas conseguem ficar mais próxima do cliente por meio de uma estratégia conduzida pelo valor e pelas informações.
Quais são seus benefícios?
Agilidade nos negócios
O planejamento estratégico de TI traz agilidade na organização. Agilidade é a capacidade das empresas responderem de forma rápida às mudanças. Nesse sentido, pensar no uso de tecnologia da informação torna o negócio mais ágil. Afinal, as tecnologias facilitam a execução de processos e projetos.
Crescimento na organização
O planejamento estratégico de TI proporciona crescimento na organização, aumentando assim a competitividade da empresa. Além disso, ele favorece a continuidade de negócio. Por exemplo, eles reinventam o modelo de negócio e proporcionam segurança da informação.
Uso certo de recursos
Podemos dizer que o planejamento estratégico de TI é uma forma das organizações se prepararem para o mercado. Ele é muito mais do que uma mera formalidade. Pois ajuda a priorizar projetos e outras ações. Além de, é claro, tornar a tomada de decisões mais firme. Dessa forma, o uso correto de recursos é algo natural e vem através do planejamento estratégico de TI.
Portanto, se você não possui uma estratégia de TI na sua empresa, não perca mais tempo e busque adquirir uma. Já que, neste post você viu o que, a importância e os seus benefícios.
Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.
Acesse também Transformação Digital: Saiba o que é e quais seus impactos no mercado.