Dicas de Informática: Truques para facilitar a navegação na internet.

Dicas de Informática: Truques para facilitar a navegação na internet.

Sabemos que quando o assunto é informática, se torna difícil conhecer todos os conceitos profundamente. Afinal, por ser um ramo muito amplo, os profissionais desta área geralmente se especializam em uma área específica. Porém, quem não trabalha no ramo de tecnologia da informação precisa ao menos conhecer os conceitos básicos, pois a tecnologia está relacionado com a rotina nos dias atuais. Portanto, pensando nisso, neste post resolvemos trazer algumas dicas de informática para facilitar a sua utilização.

Você sabe o que é um sistema operacional?

Sistema operacional é um conjunto de programas que tem como objetivo gerenciar os recursos do sistema, fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Por exemplo, o Windows é um sistema operacional com interface gráfica, ou seja, os ícones são atalhos para comandos. Dessa forma, você não precisa digitar “desligar” para que o computador desligue, você só precisa clicar no botão desligar na barra iniciar.

O que são periféricos?

Periféricos são os acessórios do computador, ou seja são ferramentas que enviam ou recebem mensagens para o computador. Por exemplo, o mouse envia a mensagem de que você o mexeu para a direita, o computador traduz isso e o sistema operacional calcula e movimenta o cursor do mouse na tela.

O que é tecla de atalho?

Um atalho de teclado pode ser definido como um conjunto de teclas de teclado que ao serem pressionadas, realizam uma ação que pode ser a chamada de uma função de um programa ou do sistema operacional. Dessa forma, com o propósito de fornecer dicas de informática, abaixo vamos mostrar alguns atalhos que pode ser útil durante a utilização no seu dia a dia.

ALT+F4 – Finaliza a aplicação aberta. Se digitado na tela principal do Windows (desktop) da a opção de desligar o computador.

ALT+TAB – Alterna entre janelas abertas.

CTRL+F – É o atalho para buscar palavras dentro daquela janela.

CTRL+P – Imprimir.

CTRL+A – Seleciona todos os arquivos dentro de uma pasta.

CTRL+C – Copia texto ou imagem.

CTRL+V – Cola o que foi copiado ou recortado.

CTRL+X – Recorta.

WIN(botão Windows)+TAB – Visão 3D de janelas abertas.

WIN+E – Atalho que abre a pasta “meu computador”.

WIN+D – Minimiza todas as janelas.

E se meu computador travar, o que devo fazer?

Existem diversas alternativas para chegar na solução. No entanto, uma opção rápida e simples, é apertar CTRL+ALT+DEL e selecione o gerenciador de tarefas, nele você pode fechar imediatamente o processo do programa que está travando o computador.

Portanto, essas foram dicas básicas para que você possa aplicar e facilitar o seu dia a dia, caso você não possua muito experiência nessa área. Sendo assim, em nosso blog possuímos diversos posts complexos para vários temas relacionados a área de TI.

Acesse o post Segurança de Dados: Prevenção em tempos de Isolamento Social.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *