Sinal do Wi-Fi: Saiba como proporcionar melhoria para a sua rede

Sinal do Wi-Fi: Saiba como proporcionar melhoria para a sua rede

Sabemos que por conta da pandemia o trabalho em home office tem se tornado cada vez mais comum nas empresas. Porém, para realizar o trabalho em casa, é necessário alinhar diversos fatores. Para que tudo ocorra bem, sem nenhuma interferência. Dessa forma, possuir um bom sinal do wi-fi é fundamental. Pensando nisso, neste post vamos orientar como possuir uma excelente melhoria para a sua rede.

Entre as diversas reclamações quando se trata de wi-fi, as principais estão a lentidão, as interrupções e a baixa intensidade de sinal. Sendo assim, alguns cuidados podem transformar a sua rede e deixá-la mais rápida e segura.

Dessa forma, confira abaixo algumas dicas que preparamos para você.

Localização do Roteador

O local em que o roteador wi-fi está instalado pode fazer a diferença para que você obtenha um melhor desempenho da sua conexão. Algumas dicas importantes, são: O aparelho não deve instalar próximo de paredes grossas, equipamentos como forno micro-ondas ou telefones sem fio. O ideal é que o roteador fique próximo ao local de trabalho e em uma superfície mais elevada. Afinal, quanto mais alto melhor será a propagação de frequência wireless.

Senha Forte

Definir uma senha forte para o wi-fi é essencial. Afinal, senhas criadas apenas com letras ou números podem ser facilmente identificadas por programas e aplicativos que têm essa função. Em consequência, alguém pode utilizar o seu sinal de wi-fi e você nem desconfiar.

Número de aparelhos ligados ao Wi-Fi

No home office, a tendência é termos vários equipamentos ligados à rede wi-fi: Celulares, tablets, videogames, e outros ocupam uma quantidade da banda mesmo não sendo utilizados. Sendo assim, para ter uma conexão mais rápida, o ideal é desconectar tudo aquilo que não está sendo utilizado no momento.

Testar com frequência a sua conexão

Um hábito que deve realizar com frequência é o teste da conexão antes de iniciar as tarefas do dia. Dessa forma, você confere se está entregando o que foi contratado junto à operadora. Para isso, existem medidores como o EAQ da Anatel.

Desligar roteador

Sabemos que por conta do roteador ser um aparelho essencial em nosso dia a dia, muitas vezes, ele fica ligado direto, o que pode deixá-lo muito aquecido e acabar tornando fraco o sinal da internet. Dessa forma, nossa recomendação é desligar por um tempo, quando nenhum dos usuários estiverem utilizando.

Repetidor de Sinal

Se mesmo após realizar todas essas dicas, o seu sinal ainda não esteja bom e sua residência seja muito grande, fazendo com que você fique muito longe do seu roteador, uma boa opção para aderir é utilizar um repetidor de sinal. Afinal, este tipo de aparelho ampliam a área de cobertura do sinal wi-fi e possui uma configuração fácil.

Portanto, caso você tenha esses cuidados com localização, frequência utilizada e segurança do roteador a qualidade do seu sinal do wi-fi será muito mais eficiente. Dessa forma, para que tudo funcione normalmente é muito importante também manter o computador, tablet e smartphone com antivírus, outros softwares e sistemas sempre atualizados.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *