Impressora: Como escolher a ideal para a sua necessidade?

Impressora: Como escolher a ideal para a sua necessidade?

Sabemos que nos dias atuais, o mercado oferece diversas opções de modelos para quem precisa de um equipamento de impressão para casa ou escritório. Porém, a grande pergunta é, você sabe que impressora escolher para a sua real necessidade? Preço, marcas e assistência técnica estão entre os principais fatores a destacar, mas não é só isso. Sendo assim, preparamos este post para você, listamos os principais pontos a pesquisar na hora de adquirir um produto novo.

Perfil do usuário

Um ponto muito importante ao cogitar a ideia de adquirir um impressora, é analisar as suas necessidades e o rendimento desejado para o equipamento. Por exemplo, qual será a frequência da utilização da impressora? Você irá imprimir sempre ou não? Você precisará imprimir frente e verso?

Conectividade

A mais comuns são as conexões USB e Wi-Fi. Dessa forma, para quem pretende conectar o equipamento em um computador de mesa, a escolha certa seria a entrada USB. Já para quem utiliza notebook, tablets e smartphones deve optar por uma impressora com conexão Wi-Fi.

Compatibilidade

A maioria dos equipamentos à venda já são adaptados para funcionar automaticamente no ambiente Windows. Entretanto, eles também possuem o CD para instalação com os drivers necessário para o funcionamento da impressora neste ambiente. Sendo assim, se você não for um usuário do sistema operacional da Microsoft, é importante verificar se o equipamento é compatível ao sistema do seu computador.

Laser, Multifuncional ou Jato de tinta

Os modelos a laser possui uma alta capacidade de impressão, mas costumam ser mais caros que os jato de tinta. Já o modelo com jato de tinta são bastante comuns para a utilização da impressora em residências. Ou seja, eles são considerados mais baratos, de boa qualidade e possuem cartuchos com preços acessíveis.

Já as multifuncionais reúnem em um só produto funções como impressão, scanner e cópia. Dependendo do modelo há funções extras como fax. Este tipo de equipamento também possui divisão entre laser e jato de tinta, sendo a laser mais indicada para usuários que imprimem grande volume de páginas e precisam de rapidez. Dessa forma, os modelos multifuncionais a jato de tinta têm perfil doméstico e atendem a quem busca economia na hora de comprar cartuchos. A velocidade de impressão também é menor.

Marcas e Preços

O mercado oferece diversas marcas como HP, Canon, Xerox, Epson, Samsung e Lexmark. Procure optar por uma que ofereça itens como assistência técnica e suprimentos como cartuchos e acessórios fáceis de encontrar. Em relação ao preço, você já sabe que as impressoras a laser possuem valores mais elevados que as jato de tinta. Entretanto, você deverá analisar de acordo com a sua necessidade.

Portanto, agora você já possui diversas noções para serem analisadas antes de efetuar a compra da sua impressora.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Acesse também o post Sinal do Wi-Fi: Saiba como proporcionar melhoria para a sua rede.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *