Segurança de Dados: Prevenção em tempos de Isolamento Social

Segurança de Dados: Prevenção em tempos de Isolamento Social

Sabemos que o novo coronavírus causou uma pandemia gigantesca e levou diversos lugares do país a uma calamidade pública, fazendo com que muitas empresas e profissionais migrassem para o home office. Método de trabalho em casa, como uma forma de prevenção e de cumprimento do isolamento social. Porém, com isso a intensificação do uso de tecnologia e comunicação redobrou durante esse período. Dessa forma, é preciso possuir muita atenção com a segurança dos nossos dados. Tema que iremos falar no post abaixo.

O que é segurança de dados?

Segurança de dados nada mais é do que a proteção dos dados perante ameaças. Sejam elas acidentais ou intencionais, de modificação não autorizada, roubo ou destruição. Ou seja, em outras palavras, podemos defini-las como a preservação de informações e dados de grande valor para uma organização.

Dicas para aperfeiçoar a segurança de dados em sua empresa

Em tempos de isolamento social, separamos abaixo algumas orientações para ajudar você a fortalecer sua segurança de dados. Afinal, o objetivo é evitar vulnerabilidades que poderiam resultar em um ataque de hacker ou a presença de malwares que podem acabar prejudicando sua empresa.

Preste atenção nas novas tecnologias

Sabemos que a tecnologia está avançando a todo instante. Pois, a todo momento está surgindo cada vez mais ferramentas e soluções de segurança da informação. Com isso, é preciso acompanhar os novos lançamentos e verificar quais deles se encaixam na estratégia de sua empresa. Afinal, os investimentos de proteção são bem menores comparado com o prejuízo causado pela perda de informações valiosas.

Realize avaliações periódicas

É extremamente importante de tempos em tempos realizar varreduras para identificar as possíveis vulnerabilidades nos dados corporativos. Aconselhamos que essas avaliações periódicas sejam feitas de forma automatizada, através de ferramentas de monitoramento.

Conte com um excelente firewall

Sabemos que quando falamos de segurança de dados, não dá para apostar em soluções muito básicas.

O firewall é uma excelente ferramenta para essa situação. Afinal a “parede de fogo” como ele é conhecido, funciona por meio de protocolos e scripts capazes de checar e filtrar os dados que chegam a uma rede particular. Dessa forma, evita que ameaças entrem no ambiente particular de uma empresa ou até mesmo de algum colaborador que trabalhe remotamente.

Veja mais informações em nosso post Rede Interna: A rede de sua empresa mais protegida com o Firewall.

Transforme a segurança de dados em uma causa para todos os colaboradores

Possuir engajamento com todos os colaboradores da empresa é fundamental para garantir a proteção de dados. Sendo assim, é importante demonstrar para todos o quanto cada um pode ser prejudicado com os ataques.

Uma boa forma de fazer essa demonstração é promover palestras, debates e treinamentos. Explicar o que deve e o que não deve ser feito, e quais as consequências, para que assim você se certifique que todos os funcionários de sua empresa, saiba quais os riscos dos ataques, e saibam também regras básicas para evitar que isso aconteça.

Portanto, como você viu ao longo do post, foi possível perceber que o conceito de segurança de dados é muito abrangente e deve ser uma preocupação que vai muito além do departamento de TI. Todas as camadas hierárquicas devem se preocupar com o assunto e trabalhar para diminuir riscos e potencializar resultados com uma infraestrutura tecnológica eficiente e confiável.

Sendo assim, terminamos esse post fazendo uma pergunta para você. O que você tem feito para garantir a confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados da sua empresa? Conte para nós nos comentários

Compartilhar

1 thought on “Segurança de Dados: Prevenção em tempos de Isolamento Social

  • Segurança de dados, nunca foi tão importante quanto é nos dias de hoje. Vários ataques cibernéticos acontecendo à todo momento, é muito importante possuir ferramentas que nos proporcionem segurança. Ótimo post, vale a pena fazer um reflexão sobre como está a segurança de dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *