Criptografia: Forma de manter suas informações protegidas e seguras

Criptografia: Forma de manter suas informações protegidas e seguras

Sabemos que a criptografia tem se tornado destaque em assuntos relacionados à cibersegurança. Afinal, a criptografia cada vez mais vem sendo adotada como medida de segurança. Pois, o aumento da utilização ocorre principalmente em função dos casos recentes de vazamento de dados  que acenderam o alerta da necessidade de aumentar a segurança com as informações coletadas armazenadas na internet. A criptografia ainda gera muitas curiosidades para quem não a conhece. Quando você ouve falar em criptografia deve imaginar algo muito complexo que só técnicos especialistas entendem. Na realidade, ela não é tão complicada assim e vamos mostrar isso para você no post abaixo.

O que é criptografia?

Podemos definir como criptografia, um conjunto de técnicas que transformam dados em códigos que só podem ser decifrados por quem tem a chave de acesso. Ou seja, caso um criminoso consiga acessar documentos criptografados de sua empresa, ele não vai conseguir visualizar de fato quais informações esses documentos contêm. Dessa forma, o criminoso terá uma sequência desordenada de caracteres que, sem a referida chave, não fazem sentido algum.

Assim, a criptografia garante a proteção dessas informações e permite que apenas quem tem direito de acesso (como dados de login e senha) consigam visualizar o seu conteúdo.

Como a funciona a criptografia?

O processo de dados da criptografia se baseia no uso de algoritmos matemáticos para “embaralhar as mensagens” e criar códigos indecifráveis. A menos para quem tem a chave de acesso, conforme vimos acima. Sendo assim, existem dois tipos de proteção criptográfica:

A simétrica ou criptografia de chave secreta ou privada: Utiliza a mesma chave para cifrar e decifrar a mensagem. Ou seja, emissor e receptor da mensagem compartilham essa chave.

Assimétrica, também conhecida como criptografia de ponta a ponta ou de chave pública: Utiliza chaves diferentes e complementares para cifrar e decifrar a mensagem, fazendo com que o compartilhamento não seja necessário.

Qual a importância da criptografia?

Com a criptografia é possível evitar diversos ataques. Como por exemplo, os ransomwares (malwares que sequestram dados e demandam o pagamento de resgate). O risco que essa situação representa para as empresas é super alto. Afinal, uma vez que o roubo de informações valiosas podem gerar prejuízos graves e colocar o negócio em risco.

Sendo assim, existem vários bons motivos para uma empresa investir na criptografia de dados. Porém, entre eles, o principal é a proteção de suas informações contra o vazamento. Ou seja, mesmo que o uso da criptografia não possa impedir o roubo de uma determinada informação, ela pode evitar que os dados sejam lidos e possam ser utilizados de maneira a prejudicar a empresa. Abaixo trouxemos alguns motivos para investir na tecnologia de criptografia:

Proteger dados guardados em nuvem

Devido á praticidade, muitos usuários armazenam arquivos em serviços online, como Google Drive, Dropbox  e iCloud, por exemplo. No entanto, um ataque e roubo de dados sempre pode ocorrer e mesmo com todas as ferramentas disponíveis, um vazamento tem chances de não ser detido. Por isso criptografar dados armazenados em nuvem também é fundamental para a proteção das informações de sua empresa e clientes.

Proteger a navegação

O uso de dispositivos móveis é muito comum hoje nas empresas. Essas ferramentas possibilitam que os colaboradores acessem dados da empresa por meio de qualquer link de internet. Dessa forma, muitas vezes a navegação pode ser realizada a partir de uma rede pública, como bibliotecas, shoppings centers e outros ambientes que disponibilizam acesso à web.

Esse tipo de rede facilita a captura dos criminosos, de senhas, usuários e outros dados importantes que podem ser utilizados em uma futura invasão e roubo de informações. Criptografar os dados de acesso é uma solução para evitar essa situação.

Proteger sua empresa contra ataques

Os hackers estão cada vez mais perigosos, e as tentativas de invasão e roubo de dados têm se tornado algo comum no mundo corporativo. Os malwares cada dia mais sofisticados são utilizados para obter acessos a informações confidenciais dentro das empresas. Dessa forma utilizar a criptografia, garante uma proteção maior para os dados de sua empresa.

Portanto, após esse post é possível  verificar a importância de manter uma rotina de criptografia de dados a fim de evitar a leitura de informações que possam ter valor estratégico para a sua empresa.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Acesse também nosso post Sequestro de Dados: Entenda o prejuízo e a ameaça para o seu negócio.

Compartilhar

1 thought on “Criptografia: Forma de manter suas informações protegidas e seguras

  • Segurança da informação, precisamos estar sempre atentos e usarmos todos os recursos necessários como forma de prevenção à ataques cibernéticos. Parabéns pelo post, informação muito importante. ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *