Sequestro de Dados: Entenda o prejuízo e a ameaça para o seu negócio

Sequestro de Dados: Entenda o prejuízo e a ameaça para o seu negócio

Sabemos que infelizmente tem se tornado comum o sequestro de dados em nosso dia a dia. Dessa forma, isso acaba sendo uma das principais ameaças que preocupam as empresas. Afinal, ter seus dados sequestrados além de acarretar em um grande prejuízo, dependendo do seu ramo, pode se tornar fatal para o fechamento do seu negócio. Pensando nisso, resolvemos trazer neste post, mais informações sobre como funciona o sequestro de dados e algumas dicas para você e sua empresa se manter protegido.

Sequestro de dados, o que é?

Sequestro de dados é um tipo de crime conhecido como ransomware. Ou seja, é um ciberataque feito por hackers. No qual, a intenção principal deles é bloquear seus dispositivos, capturando seus dados, com o intuito de realizar cobranças para o resgate dos mesmos.

Os ataques ransomware passaram por uma grande evolução, se tornando ainda mais moderno e agressivo. Sendo assim, é inevitável que as empresas se previnam em soluções de segurança.

É comum as pessoas acharem que esses tipos de ataques só aconteçam com grandes empresas. Afinal, elas se tornam mais atrativas já que os seus dados são muito mais valiosos e assim podem gerar mais lucros para os cibercriminosos. Porém, se engana quem pensa dessa forma. Pois, as pequenas e médias empresas se tornaram alvo e estão constantemente na mira dos sequestros de dados. Isso porque uma pequena/média empresa possui uma segurança de informações bem inferior a uma grande corporação, por exemplo.

Dessa forma, os cibercriminosos se aproveitam dessas situações e das vulnerabilidades das empresas para se infiltrar e garantir que seus ataques sejam efetuados com sucesso. Ou seja, caso o ataque tenha êxito, ele pode gerar muitos impactos negativos para a empresa. Impactos como:

  • Bloqueio dos dados;
  • Paralisação na produtividade entre os colaboradores;
  • Grandes perdas e prejuízos financeiros;
  • Violação em conteúdos críticos para o negócio;
  • Difamação do estabelecimento diante dos clientes e mercado;

Como se proteger?

É possível compreender que as medidas para a segurança contra esse tipo de ataque vão desde normas de conduta no uso da rede e equipamentos até a adoção de ferramentas e softwares de proteção. O intuito de realizar essa proteção é criar um ambiente corporativo seguro para dificultar a chegada de ameaças. E para garantir que casos de ataques sejam identificados e solucionados em tempo, evitando que a empresa se torne mais uma vítima desse problema. Sendo assim, acompanhe abaixo algumas dicas que separamos para você:

Escolher um antivírus eficiente

Possuir um antivírus atualizado nos computadores de sua corporação é fundamental para essa proteção. Afinal, ele consegue detectar e na maioria das vezes remover softwares maliciosos que se propagam em seus dispositivos.

Manter um firewall sempre atualizado

Não basta somente utilizar um antivírus, as organizações devem possuir firewall que sejam capazes de blindar ataques de ransomwares e outros malwares. Afinal, um firewall é um software responsável por criar ordem de segurança para o tráfego de dados. Ou seja, ele limita o acesso às portas do computador, impedindo a entrada de invasores.

Veja mais informações em nosso post Hackers: Saiba como evitar esse tipo de ataque utilizando o firewall

Manter programas e aplicativos sempre atualizados

Manter os programas do seu computador atualizados é essencial. Dessa forma, os hackers não encontram vulnerabilidades nos sistemas e acabam não conseguindo se infiltrar. Sem contar que, com os computadores atualizados além da proteção, a melhoria nas funcionalidades é bem visível.

Sendo assim, conhecer algumas das principais formas de sequestro de dados permite entender que é preciso cuidar da segurança da empresa em vários níveis. Portanto, após nosso post sobre o sequestro de dados é imprescindível que você tome algumas medidas para se prevenir contra esse tipo de ataque, e se mantenha protegido.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário e interaja conosco.

Compartilhar

1 thought on “Sequestro de Dados: Entenda o prejuízo e a ameaça para o seu negócio

  • Por isso cada vez mais a segurança da informação é essencial nos dias de hoje. Os ataques estão cada vez mais frequentes em micros e pequenas empresas, justamente por não possuirem sistemas de segurança adequado e utilizarem sistemas não genuínos. Recomendamos repensar as estratégias de tecnologia e contratar um parceiro que possa ajudar com a segurança do negócio. Parabéns pelo post, ótimo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *