Nos últimos post mostramos do que se trata a Lei Geral de Proteção de dados – LGPD e se sua empresa está preparada para seguir todas as normas. Neste post mostraremos os benefícios que a LGPD pode trazer para a sua empresa quando se trata da proteção de dados.
O que é LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados?
A Lei Geral de Proteção de Dados é uma Lei Federal nº 13.709. No qual, foi sancionada em 14 de agosto de 2018 e passará a entrar em vigor em 2020. Tem como objetivo garantir transparência e privacidade no uso dos dados, a fim de evitar o uso de forma indevida por terceiros. Ou seja, tem o intuito de proteger os dados pessoais, tanto no formato físico, quanto ao digital. Confira mais informações em nosso post.
Quais os benefícios para sua empresa com a LGPD?
Sabemos que com a nova lei, temos alguns pontos negativos referente a preparação para seguir as novas normas. Já que teremos um tempo relativamente curto e um custo bem grande para realizar a adaptação das novas regras impostas, além de muitas mudanças que não são fáceis de serem realizadas. Porém, temos alguns pontos positivos de toda essa nova regulamentação também. Veremos abaixo alguns desses benefícios:
Aumento da Segurança Jurídica
Com a LGPD é estabelecido regras referente ao tratamento dos dados pessoais. Ou seja, com ela é possível garantir a segurança e privacidade das informações que são coletadas em qualquer lugar do país, devido sua aplicação extraterritorial. Dessa forma, um dos benefícios seria a maior segurança dos dados pessoais.
Melhora no relacionamento com o cliente
Com a nova lei é necessário explicar exatamente para quais finalidades as informações dos usuários serão utilizadas. Sendo assim, a transparência entre o cliente e a empresa será cada vez maior, aumento ainda mais a credibilidade social, o alcance positivo do público-alvo, a confiabilidade e o respeito à privacidade.
Segurança Cibernética Avançada
Com a lei, automaticamente as empresas terão que tratar com mais seriedade a questão da privacidade e segurança dos dados pessoais. Sendo assim, irão gerar um fluxo de trabalho mais consciente e seguro. Dessa forma, devido as penalidades por descumprimento da lei, a preocupação com a infraestrutura dos dados pessoais passará a aumentar, e por consequência trará mudanças no processo de proteção cibernética. No qual, irão reduzir os riscos do uso inadequado de informações pessoais, invasões, violações ou vazamentos de dados.
Marketing mais valorizado e produtividade aumentada
Há uma enorme oportunidade de elevar o perfil do marketing dentro das organizações. Pois, eliminar informações pessoais que não sejam mais relevantes, irá proporcionar aumento na qualidade do banco de dados da empresa, com informações que realmente são importantes. Ou seja, o uso dos dados atualizados irá possibilitar uma comunicação mais clara com a sociedade, será emitido mensagens coerentes de acordo com as necessidades e desejos do público a ser impactado. Dessa forma, os investimentos serão aplicados de forma assertiva e inteligente.
Portanto, a LGPD realmente traz muitas mudanças para as empresas. É necessário que cada um saiba se adaptar e aproveitar a oportunidade para se renovar e se aperfeiçoar. Sendo assim, comece a transformar sua empresa desde já, pois os negócios que se adequarem antes do tempo previsto, irão ter oportunidades de ajustar seus processos para colher bons frutos da regulamentação.
Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.
A transparência em relação ao uso dos dados é algo fundamental para aumentar a confiança do cleinte.
Ótimo post!!!
É hora de agir e de se preparar para as mudanças e aproveitar os máximo dos benefícios que a LGPD está trazendo.